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Comparativo: Argo deprecia menos do que o Polo na revenda

Estudo exclusivo do KBB Brasil para o GUIA DO CARRO mostra as diferenças entre o Fiat Argo e o VW Polo na depreciação e na desvalorização

27 jan 2020 - 06h00
(atualizado em 8/2/2020 às 16h37)
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Fiat Argo Precision AT: apenas 4,4% de depreciação na hora de vender.
Fiat Argo Precision AT: apenas 4,4% de depreciação na hora de vender.
Foto: FCA / Divulgação

Fiat Argo ou VW Polo: qual é o melhor negócio? Para tirar a teima entre os dois carros que disputam o mercado brasileiro de hatches compactos, o GUIA DO CARRO pediu ao site KBB Brasil -- especializado em precificação de automóveis -- um estudo exclusivo sobre a desvalorização e a depreciação do Argo e do Polo. O resultado traz conclusões interessantes e mostra uma pequena vantagem para o modelo da Fiat, mas é preciso analisar caso a caso para tirar uma conclusão.

O KBB Brasil analisou 11 versões do Argo e do Polo: seis do Fiat e cinco do Volkswagen. Na desvalorização -- que é o preço do carro depois de um ano de uso --, os dois praticamente se equivalem, com as diferenças surgindo somente depois de duas casas após a vírgula. Na média, o Argo desvaloriza 5,6% e o Polo desvaloriza 5,7%. Foram considerados os preços de janeiro de 2019 e janeiro de 2020.

VW Polo Highline AT: o menor índice de depreciação na hora da troca, com 20,5%.
VW Polo Highline AT: o menor índice de depreciação na hora da troca, com 20,5%.
Foto: VW / Divulgação

A grande disputa entre eles ocorre na depreciação. Nesse quesito, o KBB Brasil mediu a depreciação em seis meses -- quanto valia cada versão em julho de 2019 e em janeiro de 2020 -- em duas situações: a) na hora da revenda; b) na troca por outro modelo. Nesses casos, o Fiat vence na hora da revenda, com médias muito parecidas de 8,1% para o Argo e 8,2% do Polo. Porém, o Argo Precision deprecia apenas 4,4%, contra 6,5% do Polo Highline. Confira os números do KBB Brasil.

DEPRECIAÇÃO NA REVENDA
P. Carro Valor
1 FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT -4,4%
2 FIAT ARGO 1.0  -6,1%
3 VW POLO HIGHLINE 1.0 TSI AT -6,5%
4 FIAT ARGO DRIVE 1.3  -6,6%
5 VW POLO 1.0  -6,9%
6 FIAT ARGO DRIVE 1.0  -7,5%
7 VW POLO COMF. 1.0 TSI AT -9,0%
8 VW POLO 1.6 -9,1%
9 VW POLO 1.6 AT6 -9,2%
10 FIAT ARGO HGT 1.8 AT -9,4%
11 FIAT ARGO DRIVE 1.3 GSR -14,3%

O modelo da Volkswagen dá o troco na hora da troca por outro modelo. A média de depreciação do Polo na troca é de 25,0%, uma diferença grande em relação aos 29,3% de média do Argo. As duas versões topo de linha do Polo (Highline e Comfortline) são as que menos depreciam na hora da troca, com índices de 20,5% e 23,0%, respectivamente. Curiosamente, o Argo GSR -- que é muito depreciado na revenda -- tem desempenho melhor do que as duas versões 1.0 do Argo. Veja os números obtidos pelo KBB Brasil.

DEPRECIAÇÃO NA TROCA
P. Carro Valor
1 VW POLO HIGHLINE 1.0 TSI AT -20,5%
2 VW POLO COMF. 1.0 TSI AT -23,0%
3 FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT -25,3%
4 FIAT ARGO HGT 1.8 AT -25,5%
5 VW POLO 1.6 AT  -26,0%
6 VW POLO 1.0  -26,3%
7 FIAT ARGO DRIVE 1.3 -28,7%
8 VW POLO 1.6 -29,3%
9 FIAT ARGO DRIVE 1.3 GSR -29,4%
10 FIAT ARGO DRIVE 1.0 -30,4%
11 FIAT ARGO 1.0 -36,6%

No mercado de carros zero km, o Fiat Argo emplaca mais quando são consideradas todas as modalidades de venda. Foram 79.001 emplacamentos do Argo em 2019, contra 72.057 do VW Polo. Em dezembro, o Argo venceu por 8.036 contra 6.331. Porém, quando são consideradas as vendas somente nas concessionárias, o Polo terminou o ano passado na frente: 50.964 vendas do Volkswagen contra 53.620 do Fiat. Isso acontece devido à estratégia comercial das marcas -- a Fiat é mais agressiva nas vendas diretas (para frotistas, taxistas etc.). A parceria entre o GUIA DO CARRO e o site KBB Brasil deve continuar ao longo do ano, com mais pesquisas desse tipo.

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