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Chevrolet Silverado no Brasil? Um pequeno dilema para a GM

Picape grande pode ser importada do México em 2022, mas existem limitações de versões e motores. Veja as opções da Silverado CD, 1500 e 2500

27 ago 2020 - 12h35
(atualizado em 28/8/2020 às 10h30)
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Chevrolet Silverado Heavy Duty 1500 com motor turbo diesel e câmbio automático de 10 marchas.
Chevrolet Silverado Heavy Duty 1500 com motor turbo diesel e câmbio automático de 10 marchas.
Foto: GM / Divulgação

A picape Chevrolet Silverado voltará ao Brasil? Provavelmente. Desde que o vice-presidente de operações da General Motors Mercosul, Ernesto Ortiz, disse à imprensa argentina que a Silverado passará a ser vendida no país vizinho a partir de 2021, começaram as especulações em relação ao mercado brasileiro. O palpite favorito, aliás, é que a Silverado chegará com o novo motor 3.0 turbo diesel de seis cilindros em linha que estreou em 2020 nos EUA. Mas a situação não é tão simples e, por isso, a GM enfrenta um pequeno dilema no Brasil.

A questão para a GM é: de que forma a Silverado ampliaria o mercado para a linha Chevrolet no Brasil? Para introduzir a Silverado no mercado brasileiro, não basta olhar o incrível portfólio da Chevrolet nos EUA. Lá, as opções de carroceria e cabine são imensas, mas não é dos EUA que virá a Silverado e sim do México. Afinal, para ser competitiva no mercado, a Chevrolet Silverado precisa vir sem os impostos de importação (operação que só é possível, nesse caso, com a indústria mexicana).

Chevrolet Silverado Hevay Duty 2500: produzida nos EUA, seria caríssima no Brasil.
Chevrolet Silverado Hevay Duty 2500: produzida nos EUA, seria caríssima no Brasil.
Foto: GM / Divulgação

Nos EUA, a Chevrolet Silverado tem cinco opções de motor: 2.7 de quatro cilindros, 3.0 de seis cilindros em linha, 4.3 V6, 5.3 V8 e 6.2 V8. Desses, só o 3.0 é a diesel e trabalha com transmissão automática de 10 marcas. Sua potência é de 281 cv e o torque é de 624 Nm. Quanto à carroceria, a Chevrolet oferece a Silverado cabine dupla e a Silverado HD (Heavy Duty, para trabalho pesado) nas configurações 1500 e 2500. A Silverado HD 1500/2500 vendida nos EUA é produzida na fábrica de Flint, em Michigan.

Chevrolet Silverado TrailBoss: essa é a cabine dupla produzida no México, mas não é Heavy Duty.
Chevrolet Silverado TrailBoss: essa é a cabine dupla produzida no México, mas não é Heavy Duty.
Foto: GM / Divulgação

No México, a Chevrolet Silverado é vendida apenas com cabine simples, que não interessa à GM no Brasil por ser muito próxima à Chevrolet S10. Já a Silverado cabine dupla é vendida como Cheynne. Este seria o modelo que interessa à Chevrolet brasileira. No México, essa picape é vendida apenas com motor 5.3 V8 e 6.2 V8. A fábrica de Silao, no México, não produz a nova Silverado Heavy Duty nem o novo motor 3.0 de seis cilindros em linha. Segundo apuramos, a fábrica da GM no México produz os motores 4.8, 5.3, 6.0 e 6.2. Na fábrica de Coahuila é feito um motor 3.0, mas é V6, e o motor de seis cilindros em linha é o 3.6. Há também produção de motores de quatro cilindros e V8 em Toluca. Quanto à transmissão, é feita em Silao, mas com seis e oito marchas e não com 10.

Silverado HD 1500 com motor 3.0 turbo diesel: seria perfeita para o Brasil.
Silverado HD 1500 com motor 3.0 turbo diesel: seria perfeita para o Brasil.
Foto: GM / Divulgação

Entramos em contato com a GM e a montadora não quis se pronunciar sobre a Chevrolet Silverado no Brasil. Diante disso tudo, a questão é. A menos que Silao passa a produzir também o motor 3.0 turbodiesel e o câmbio de 10 marchas (ainda não conseguimos apurar essa informação), a configuração de uma Silverado 3.0 turbodiesel de 10 marchas não é possível. Mesmo que esse problema seja resolvido, há outros em questão para uma futura estreia da Silverado em 2022 (antes disso não ocorrerá). A GM precisa decidir qual configuração de cabine deseja trazer. A Silverado vendida no México não é a Heavy Duty e sim a curta, que carrega 953 kg de carga e parte de 903 mil pesos mexicanos (cerca de R$ 234 mil) com cabine dupla e motor V8.

Quanto às HD americanas, a mais indicada seria a “Short Bed”, que tem 5,885 m de comprimento e caçamba de 1,775 m com 1.781 litros de capacidade. Outra opção é a Silverado “Standard Bed”, que tem 6,126 m de comprimento e caçamba de 2,018 m com 2.030 litros de capacidade. Ambas são da configuração “Crew Cab”, que é a cabine dupla ampla, pois o que os americanos chamam de cabine dupla é, na verdade, a cabine estendida (que também não faz muito sentido no Brasil). Os preços nos EUA partem de US$ 35 mil (cerca de R$ 194 mil).

Interior da Silverado HD 2500 produzida e vendida no mercado americano.
Interior da Silverado HD 2500 produzida e vendida no mercado americano.
Foto: GM / Divulgação

Como se vê, existem muitas questões para a GM resolver antes de cravar: vamos vender a Chevrolet Silverado no Brasil. Vale dizer que a Silverado já foi vendida no mercado brasileiro, de 1997 a 2001, a tinha apenas 4,941 m de comprimento na época, com caçamba para 1.521 litros. Não fez muito sucesso, tanto que durou pouco. Agora, o mercado brasileiro vive um outro momento. As picapes estão novamente em alta e, aparentemente, os grandes fazendeiros já não se satisfazem mais com o porte das picapes médias. Porém, entre elas e uma grande o salto é enorme, pois a única opção é a Ram 2500 Laramie, que é gigante e caríssima.

Interior da Chevrolet Silverado HD 1500 com motor turbo diesel.
Interior da Chevrolet Silverado HD 1500 com motor turbo diesel.
Foto: GM / Divulgação

Do lado da FCA, parece ser apenas questão de tempo para a estreia da Ram 1500, que é uma Heavy Duty um pouco menor. Porém, essa estreia está demorando e a Ram 2500 tem sido um bom aprendizado para a marca. Do lado da Ford, espera-se também o lançamento da F-150, que é a versão HD 1500, mas há também a F-250 (HD 2500). A Ford já fez várias tentativas com suas famosas picapes F Series (as mais vendidas do mundo). A última foi com a F-150 Raptor em 2017, com motor 3.5 V6. Já a F-250 foi vendida no Brasil pela última vez em 2011, com motor 3.9 turbodiesel.

Chevrolet Silverado HD oferece caçamba de 1.781 litros ou de 2.030 litros.
Chevrolet Silverado HD oferece caçamba de 1.781 litros ou de 2.030 litros.
Foto: GM / Divulgação

Diante de tudo isso, é possível que as três marcas americanas (Chevrolet, Ford e Ram) estejam fazendo estudos (e muitas contas) sobre qual é a melhor opção para trazer as picapes HD para o Brasil. De qualquer forma, não se trata de prioridade máxima para nenhuma delas, devido às perdas que tiveram por causa da pandemia de coronavírus. Porém, na indústria automobilística, quem fica parado é atropelado, por isso é bom não demorar muito para decidir. Atualizaremos essa reportagem se houver alguma informação nova sobre a produção da GM na fábrica de Silao.

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