1 evento ao vivo

Chevrolet confirma Silverado elétrica com plataforma Ultium

Modelo mais vendido da Chevrolet nos EUA, picape Silverado ganhará versão elétrica e será produzida junto com o GMC Hummer na Factory Zero

7 abr 2021
14h25
atualizado em 9/4/2021 às 13h49
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Silverado elétrica pode adotar construção monobloco do conceito Chevrolet BET Truck.
Silverado elétrica pode adotar construção monobloco do conceito Chevrolet BET Truck.
Foto: GM / Divulgação

Carro-chefe da Chevrolet nos EUA, a picape Silverado ganhará uma versão elétrica. Com planos de oferecer somente carros elétricos a partir de 2035, a General Motors anunciou nesta quarta (6) que lançará a primeira versão elétrica da picape, que é o carro mais vendido da Chevrolet em sua terra natal. O modelo será produzido na nova planta Factory Zero, que é voltada para veículos zero emissão e que também fará o GMC Hummer EV SUV.

Além disso, a GM adiantou que a futura Chevrolet Silverado elétrica será construída sob a nova plataforma elétrica Ultium, que também será utilizada no Hummer e em outros carros elétricos do grupo. De acordo com a montadora, a nova plataforma contribui para que o período de desenvolvimento de novos produtos caia quase pela metade, durando em torno de 26 meses.

Ainda de acordo com a GM, a autonomia do modelo deverá superar os 640 km, o que é uma marca interessante para um veículo elétrico atual. Também foi confirmado que o modelo terá versões voltadas tanto para o consumidor comum como também para o trabalho. No entanto, a montadora não revelou mais informações a respeito da futura picape da Chevrolet. Espera-se, por outro lado, que a Silverado possa ter ao menos dois motores elétricos e opções de tração 4x2 e 4x4.

Hummer EV: SUV totalmente elétrico vai dividir plataforma com a Silverado.
Hummer EV: SUV totalmente elétrico vai dividir plataforma com a Silverado.
Foto: GM / Divulgação

Já em relação ao visual, a Silverado elétrica pode seguir um caminho diferente do modelo à combustão. Isso porque a nova picape pode se inspirar no conceito Chevrolet Bet Truck, que apareceu em uma live da GM realizada em dezembro do ano passado. Na ocasião, o blog americano Top Electric SUV adiantou que o conceito parecia “um protótipo de design quase em produção”, e a Chevrolet indicava que o modelo Bet seria a primeira picape elétrica de grande porte do grupo, com autonomia em torno de 400 milhas (643 km), o que bate com a descrição da futura Silverado.

Picape Silverado é o modelo mais vendido da Chevrolet nos EUA.
Picape Silverado é o modelo mais vendido da Chevrolet nos EUA.
Foto: GM / Divulgação

No entanto, o curioso é que o conceito Bet conta com uma carroceria monobloco, semelhante ao utilizado na Fiat Toro, na Honda Ridgeline e na futura Ford Maverick, mas diferente da construção sob chassi adotada por picapes como a Chevrolet S10 e Ford Ranger, e até mesmo a Chevrolet Silverado a combustão. Até agora, no entanto, nenhuma hipótese sobre o visual da picape elétrica foi confirmada ou descartada pela própria GM.

A futura Chevrolet Silverado elétrica ainda não tem uma data de lançamento oficial. Por enquanto, há rumores que indicam que a picape só chega em 2025, um pouco depois do GMC Hummer EV SUV, que deve ser lançado até 2024. Quando for lançada, a futura picape da Chevrolet deverá ter como concorrentes a Rivian R1T, a GMC Hummer em versão picape, e a polêmica Tesla Cybertruck.

Veja também:

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!
Guia do Carro
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade