BMW resgata condução esportiva clássica com os novos M3 e M4
Sexta geração do M3 Sedan e segunda geração do M4 Coupé têm câmbio manual e tração traseira com motores 3.0 em linha de 480 cv e 510 cv
A BMW apresentou os novos M3 Sedan e M4 Coupé. Trinta e cinco anos após o lançamento do primeiro M (o lendário E30 M3), a sexta geração do M3 e a segunda geração do M4 elevam os atributos de rua e de pista. Os dois esportivos são equipados com a última versão dos motores BMW biturbo S58 em linha 3.0 com 510 cv e oferecem a opção da tradicional transmissão manual de seis marchas, algo raro neste segmento.
Quatro versões serão oferecidas no lançamento no mercado global, em março de 2021, todos eles com tração traseira: o M3 Sedan com transmissão manual e o M3 Competition Sedan com transmissão automática; o M4 Coupé com transmissão manual e o M4 Competition Coupé com transmissão automática. Ainda em 2021 as versões Competition receberão a opção M xDrive (tração integral).
O novo motor S58 oferece 480 cv a 6.250 rpm e 550 Nm de torque entre 2.650 e 6.130 rpm. Isso permite que o M3 Sedan e o M4 Coupé acelerem de 0-100 km/h em 4,2 segundos e atinjam 250 km/h de velocidade máxima (ou 290 km/h com o Pacote M Driver). Já o motor S58 das versões Competition é mais poderoso e entrega 510 cv a 6.250 rpm e 650 Nm entre 2.750 e 5.500 rpm. O tempo de aceleração de 0-100 km/h é reduzido para 3,9 segundos a a velocidade máxima é a mesma: 250 km/h (ou 290 km/h com M Driver). Segundo a BMW, todos os modelos atingem a faixa vermelha do conta-giros em 7.200 rpm.
Os novos BMW M3 e M4 incluem sistemas de resfriamento de água e óleo projetados para resistir às altas temperaturas do uso em pista. As grandes entradas dianteiras garantem que haja fluxo de ar suficiente para os radiadores de baixa e alta temperatura na parte superior da abertura da grade. Já o fluxo de ar da área inferior é usado para resfriar o óleo do motor e nas versões Competition há um resfriador independente.
O sistema de escape duplo nos novos M3 e M4 foi ajustado com foco em desempenho e sonorização. Ponteiras duplas cromadas, com acabamento em preto, identificarão as versões Competition. Os flaps controlados eletricamente fornecem níveis de som “confortáveis”, segundo o fabricante. É possível selecionar os modos de condução Sport ou Sport + e aumentar a intensidade do ronco do escapamento. Há ainda o botão de som M que permite que o motorista reduza a nota do motor quando desejado -- ele funciona em qualquer modo de direção.
Aleluia porque o carro tem opção de câmbio manual! Em um segmento cada vez mais desprovido de experiência de direção clássica, os novos M3 e M4 destoam ao oferecer a opção de tração traseira e transmissão manual de seis velocidades. A BMW promete mudanças de marcha curtas e precisas para aumentar a conexão entre o motorista e o carro. Também há um assistente de mudança de marcha que melhora a estabilidade direcional durante uma condução mais dinâmica, combinando as rotações do motor durante as reduções. Porém, o sistema pode ser desligado por meio do menu iDrive por motoristas mais experientes. Houve uma redução de 22 kg em relação à transmissão automática M Steptronic de oito velocidades e uma distribuição de peso aprimorada.
A BMW informou que também houve melhorias na carroceria e no chassi (em relação às versões que não integram a família M). De acordo com o fabricante, a suspensão M Adaptativa (com amortecedores controlados eletronicamente) oferece controle preciso com conforto e agilidade. O sistema de frenagem integrado M tem duas configurações selecionadas pelo motorista para sentir o pedal do freio. E o controle de tração M traz uma nova função integrada ao controle de estabilidade. Ela ajusta a sensibilidade de subesterço (saída de frente) e sobresterço (saída de traseira) em 10 diferentes estágios, com base nas preferências e necessidades do motorista.
Os componentes dos freios padrão M foram desenvolvidos especialmente para os novos BMW M3 e M4. O sistema dianteiro é composto por pinça fixa de seis pistões com discos de 380 mm; no traseiro, as pinças são flutuantes de pistão único com discos de 370 mm. As pinças são pintadas em azul metálico, mas há opcionais em preto ou vermelho (todas com o logotipo M, é claro). Há ainda freios opcionais de cerâmica M Carbon para maior poder de frenagem, estabilidade térmica aprimorada e altíssima resistência ao desgaste. Suas pinças são complementadas por discos frontais de 400 mm e discos traseiros de 380 mm.
Os novos BMW M3 e M4 são os mais agressivos das respectivas séries até hoje. Além disso, o design específico M os diferencia como nunca das versões normais. Cores exclusivas da pintura externa, rodas forjadas de liga leve M, teto de fibra de carbono e o pacote externo opcional M Carbon enfatizam o caráter superesportivo dos modelos.
Por dentro, a dupla M tem detalhes em vermelho para os botões M no volante de couro e o botão start/stop no console central. A alavanca seletora de marcha com interruptor Drivelogic nas versões Competition é revestida em couro com um logotipo M embutido e costuras nas cores M. Se não bastasse tudo isso, os dois carros também contam com acabamento interno opcional em fibra de carbono.
A nova geração dos BMW M3 e M4 dispõe da tecnologia Live Cockpit Professional e conta com um display de instrumentos totalmente digital de 12,3” e um display central tátil de alta resolução de 10,25” O mais recente sistema operacional iDrive 7.0 inclui navegação com novos mapas armazenados em nuvem e conectividade sem fio para dispositivos móveis como Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto e BMW Intelligent Personal Assistant. O iDrive 7 também permite que motorista e passageiros interajam com os veículos por comandos de voz.
O novo botão de configuração (setup) no console central fornece ao usuário acesso direto às sete opções configurações de uso do trem de força e do chassi. O motorista agora pode usar o controle de toque ou o controlador iDrive para ativar o modo desejado para a resposta do motor, configurações do amortecedor e características ajustáveis de direção e freios.
Os novos esportivos trazem como opcional o sistema M Drive Professional, desenvolvido especificamente para a condução em pista. Ele ajuda o piloto a fazer progressos consistentes no traçado para uma volta perfeita. Os recursos incluem o M Drift Analyzer, que registra a duração, distância percorrida, linha e ângulo de um drift com uma classificação exibida no display.