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Balanço da década (I): Toro e Oroch, as melhores ideias

Lançadas na metade da década, as picapes monobloco da Fiat e da Renault transformaram seus segmentos e criaram um novo nicho

6 jan 2020 - 06h00
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Fiat Toro 2.0: motor a diesel, câmbio automático e tração 4x4 a partir de R$ 143.990.
Fiat Toro 2.0: motor a diesel, câmbio automático e tração 4x4 a partir de R$ 143.990.
Foto: FCA / Divulgação

Nesse primeiro balanço da década (2010 a 2019), vamos tratar das duas melhores ideias no período. Primeiramente, vale dizer que oficialmente a década só termina em 2020, mas para facilitar futuras análises históricas (anos 10, anos 20, anos 30 etc.), faremos o balanço contando os anos de 0 a 9. Feita essa ressalva, vamos aos fatos. As duas melhores ideias na verdade se resumem em uma: as picapes monobloco Fiat Toro e Renault Oroch, lançadas na metade da década. A Toro é produzida em Goiana (PE), enquanto a Oroch é fabricada em São José dos Pinhais (PR).

A Renault Duster Oroch chegou primeiro, em 2015. Seu sucesso foi imediato. Porém, ela acabou sendo ofuscada pela chegada da Fiat Toro, em 2016, que elevou o patamar de qualidade da nova categoria e chegou a liderar o segmento de picapes. A Oroch e a Toro nada mais são do que a aplicação do conceito de picapinhas (Strada, Saveiro e Montana) num veículo maior e com carroceria SUV. A Oroch é baseada no Renault Duster, enquanto a Toro é baseada no Jeep Renegade (também da FCA).

Renault Oroch 2.0: com câmbio automático de quatro marchas, custa R$ 83.540.
Renault Oroch 2.0: com câmbio automático de quatro marchas, custa R$ 83.540.
Foto: Renault / Divulgação

Em relação às picapes pequenas, a Oroch e a Toro oferecem maior espaço interno e conforto real numa cabine dupla. Em relação às picapes médias (Hilux, S10, Ranger etc.), a Oroch e a Toro entregam a dirigibilidade de um SUV moderno, ou seja, de um automóvel de passeio. A maior diferença técnica está na construção. Enquanto as picapes tradicionais são montadas sobre duas longarinas (carroceria sobre chassi), o que resulta num comportamento dinâmico parecido com o de um caminhão, as picapes Oroch e Toro utilizam carroceria monobloco, ou seja, uma peça única no corpo do carro. A vantagem em estabilidade, conforto e segurança é muito maior.

Apesar de terem o mesmo conceito -- e merecerem o título de melhor ideia da década --, a Toro e a Oroch têm algumas diferenças. A primeira coisa que as diferencia é a estratégia da montadora. Enquanto a Renault estava mais focada nos lançamentos do Captur e do Kwid, a Fiat estava focada em agregar valor aos seus carros para aumentar a margem de lucro. Dessa forma, apostou alto em sua picape compacta. A Toro chegou com um visual matador e ousado, com um design sexy para o conjunto ótico frontal e com uma ideia muito criativa para a abertura da caçamba. Um acabamento caprichado e um trabalho muito competente na suspensão traseira deram à Toro imediatamente um status que a pequena Strada nunca teve.

Renault Oroch de entrada: motor 1.6 e caçamba de 683 litros a partir de R$ 66.550.
Renault Oroch de entrada: motor 1.6 e caçamba de 683 litros a partir de R$ 66.550.
Foto: Renault / Divulgação

Já a Oroch primou pelo custo-benefício. A Renault também fez um ótimo trabalho na suspensão da picape (elogiado até pelos engenheiros da Fiat), porém o visual pouco atraente do Duster não ajudou na criação de um valor no imaginário dos clientes. Como o Duster também é um projeto mais antigo do que o Renegade, a Oroch acabou pecando em alguns detalhes de conforto, ergonomia e conectividade. Porém, a Renault soube posicioná-la como uma opção melhor do que as picapinhas e com preço bem mais acessível do que o da Toro.

A Renault Oroch, pioneira na aplicação da melhor ideia da década, terminou 2019 com 13.363 vendas, à frente de três picapes tradicionais do segmento: Chevrolet Montana, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. Já a Fiat Toro se tornou um case de sucesso. Com 65.566 vendas no ano passado, ela só perde para a irmã Strada e ocupa a 11ª posição no ranking geral de vendas, à frente até mesmo do Jeep Compass, um SUV de enorme procura. Para se ter uma ideia, dez anos atrás, ao final de 2009, as picapes mais vendidas do Brasil eram a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, com 39,3 mil e 35 mil vendas, respectivamente. Outro fator que proporcionou sucesso para a Toro foi tornar a picape cabine dupla a diesel muito mais acessível ao público. Hoje é possível comprar uma Toro Diesel cabine dupla automática por R$ R$ 143.990. Com essa mesma configuração, uma S10 custa R$ 171.690 e uma Hilux sai por R$ 171.990.

Fiat Toro de entrada: motor 1.8 e caçamba de 820 litros a partir de R$ 94.990.
Fiat Toro de entrada: motor 1.8 e caçamba de 820 litros a partir de R$ 94.990.
Foto: FCA / Divulgação

Tecnicamente, a Renault Oroch não fica muito atrás da Fiat Toro. Ambas têm capacidade de transportar 650 kg de carga. Porém, a Toro acaba levando vantagem por ter maior espaço na caçamba (820 litros contra 683) e por sua maior oferta de powertrain e tração. Confira abaixo os preços de entrada em cada configuração da Renault Oroch e da Fiat Toro.

A MELHOR IDEIA DA DÉCADA
Picape Comb. Tração

Preço

(R$)

Oroch 1.6 MT5 Flex 4x2 66.550
Oroch 2.0 MT5 Flex 4x2 78.440
Oroch 2.0 AT4 Flex 4x2 83.540
Toro 1.8 MT5 Flex 4x2 94.990
Toro 1.8 AT6 Flex 4x2 100.990
Toro 2.4 AT9 Flex 4x2 125.990
Toro 2.0 At9 Diesel 4x4 143.990
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