Balanço da década (I): Toro e Oroch, as melhores ideias
Lançadas na metade da década, as picapes monobloco da Fiat e da Renault transformaram seus segmentos e criaram um novo nicho
Nesse primeiro balanço da década (2010 a 2019), vamos tratar das duas melhores ideias no período. Primeiramente, vale dizer que oficialmente a década só termina em 2020, mas para facilitar futuras análises históricas (anos 10, anos 20, anos 30 etc.), faremos o balanço contando os anos de 0 a 9. Feita essa ressalva, vamos aos fatos. As duas melhores ideias na verdade se resumem em uma: as picapes monobloco Fiat Toro e Renault Oroch, lançadas na metade da década. A Toro é produzida em Goiana (PE), enquanto a Oroch é fabricada em São José dos Pinhais (PR).
A Renault Duster Oroch chegou primeiro, em 2015. Seu sucesso foi imediato. Porém, ela acabou sendo ofuscada pela chegada da Fiat Toro, em 2016, que elevou o patamar de qualidade da nova categoria e chegou a liderar o segmento de picapes. A Oroch e a Toro nada mais são do que a aplicação do conceito de picapinhas (Strada, Saveiro e Montana) num veículo maior e com carroceria SUV. A Oroch é baseada no Renault Duster, enquanto a Toro é baseada no Jeep Renegade (também da FCA).
Em relação às picapes pequenas, a Oroch e a Toro oferecem maior espaço interno e conforto real numa cabine dupla. Em relação às picapes médias (Hilux, S10, Ranger etc.), a Oroch e a Toro entregam a dirigibilidade de um SUV moderno, ou seja, de um automóvel de passeio. A maior diferença técnica está na construção. Enquanto as picapes tradicionais são montadas sobre duas longarinas (carroceria sobre chassi), o que resulta num comportamento dinâmico parecido com o de um caminhão, as picapes Oroch e Toro utilizam carroceria monobloco, ou seja, uma peça única no corpo do carro. A vantagem em estabilidade, conforto e segurança é muito maior.
Apesar de terem o mesmo conceito -- e merecerem o título de melhor ideia da década --, a Toro e a Oroch têm algumas diferenças. A primeira coisa que as diferencia é a estratégia da montadora. Enquanto a Renault estava mais focada nos lançamentos do Captur e do Kwid, a Fiat estava focada em agregar valor aos seus carros para aumentar a margem de lucro. Dessa forma, apostou alto em sua picape compacta. A Toro chegou com um visual matador e ousado, com um design sexy para o conjunto ótico frontal e com uma ideia muito criativa para a abertura da caçamba. Um acabamento caprichado e um trabalho muito competente na suspensão traseira deram à Toro imediatamente um status que a pequena Strada nunca teve.
Já a Oroch primou pelo custo-benefício. A Renault também fez um ótimo trabalho na suspensão da picape (elogiado até pelos engenheiros da Fiat), porém o visual pouco atraente do Duster não ajudou na criação de um valor no imaginário dos clientes. Como o Duster também é um projeto mais antigo do que o Renegade, a Oroch acabou pecando em alguns detalhes de conforto, ergonomia e conectividade. Porém, a Renault soube posicioná-la como uma opção melhor do que as picapinhas e com preço bem mais acessível do que o da Toro.
A Renault Oroch, pioneira na aplicação da melhor ideia da década, terminou 2019 com 13.363 vendas, à frente de três picapes tradicionais do segmento: Chevrolet Montana, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. Já a Fiat Toro se tornou um case de sucesso. Com 65.566 vendas no ano passado, ela só perde para a irmã Strada e ocupa a 11ª posição no ranking geral de vendas, à frente até mesmo do Jeep Compass, um SUV de enorme procura. Para se ter uma ideia, dez anos atrás, ao final de 2009, as picapes mais vendidas do Brasil eram a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, com 39,3 mil e 35 mil vendas, respectivamente. Outro fator que proporcionou sucesso para a Toro foi tornar a picape cabine dupla a diesel muito mais acessível ao público. Hoje é possível comprar uma Toro Diesel cabine dupla automática por R$ R$ 143.990. Com essa mesma configuração, uma S10 custa R$ 171.690 e uma Hilux sai por R$ 171.990.
Tecnicamente, a Renault Oroch não fica muito atrás da Fiat Toro. Ambas têm capacidade de transportar 650 kg de carga. Porém, a Toro acaba levando vantagem por ter maior espaço na caçamba (820 litros contra 683) e por sua maior oferta de powertrain e tração. Confira abaixo os preços de entrada em cada configuração da Renault Oroch e da Fiat Toro.
Picape | Comb. | Tração |
Preço (R$) |
---|---|---|---|
Oroch 1.6 MT5 | Flex | 4x2 | 66.550 |
Oroch 2.0 MT5 | Flex | 4x2 | 78.440 |
Oroch 2.0 AT4 | Flex | 4x2 | 83.540 |
Toro 1.8 MT5 | Flex | 4x2 | 94.990 |
Toro 1.8 AT6 | Flex | 4x2 | 100.990 |
Toro 2.4 AT9 | Flex | 4x2 | 125.990 |
Toro 2.0 At9 | Diesel | 4x4 | 143.990 |