PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Avaliação: Mercedes GLC 300 Coupé surpreende no consumo

Na semana dos 65 anos da Mercedes-Benz no Brasil, o belo GLC 300 Coupé mostrou que um SUV potente também pode ser econômico

5 out 2021 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Possuir um Mercedes-Benz é fazer parte do universo de uma das marcas mais respeitadas do mundo. Por isso, fizemos coincidir com a semana dos 65 anos da Mercedes-Benz no Brasil uma avaliação com um carro da montadora alemã. O modelo que nos colocou dentro do mundo da Mercedes-Benz não era o mais inovador nem o mais caro, tampouco o mais barato: era um carro médio de uma plataforma campeã de vendas dentro da marca, a C-SUV. Mais exatamente, o belo Mercedes GLC 300 Coupé.

Há apenas dois anos (outubro de 2019), o Mercedes GLC 300 Coupé estreava no mercado brasileiro por R$ 362.900. Neste período, entretanto, o mundo enfrentou uma pandemia e a cotação do dólar explodiu. Por isso, o GLC 300 Coupé agora sai por R$ 540.900. Em dólar, o SUV de luxo valia cerca de US$ 91 mil e agora custa cerca de US$ 102 mil -- uma diferença de US$ 11 mil.

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O novo GLC foi o primeiro SUV da Mercedes-Benz a oferecer a ótima multimídia MBUX com tela tátil de 10,25”. A conexão com Apple ou Android é facílima (apesar dos cabos) e a posição do display é excelente, “flutuante”, no alto do painel. O quadro de instrumentos é totalmente digital e oferece um leque enorme de informações facilmente configuráveis. Os comandos ficam no volante de direção, que possui dois micro mouses que o motorista pode controlar com os polegares esquerdo e direito.

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A elegância do GLC Coupé chama a atenção por onde ele passa. A queda na coluna C deixou o SUV médio muito mais esportivo. Claro que ele não tem a proposta esportiva do GLC Coupé na versão 43 AMG (R$ 659.900), mas o desempenho desta versão mais comportada é muito bom -- e traz uma agradável surpresa para o motorista.

O Mercedes-Benz GLC 300 Coupé é uma prova de como o downsizing de cilindrada fez bem a alguns veículos. O carro é equipado com um motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina e variação do comando na admissão e no escape. São 258 cv, entregues na totalidade a 5.800 rpm, e 370 Nm disponíveis já a 1.800 rpm. As curvas de potência e torque proporcionam um rodar ágil, potente, forte, silencioso e eficiente.

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Com uma relação peso/potência de 7,1 kg/cv e uma relação peso/torque de apenas 4,9 kg/Nm, o GLC 300 Coupé surpreende. Não tanto pelo desempenho -- apesar da elogiável aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos --, mas principalmente pelo consumo. Segundo o Inmetro, o carro faz 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Mas nossa média durante a semana foi muito melhor. Ele fez mais de 10 km/l na cidade e 12,5 na estrada. Em alguns trechos rodoviários, no modo Eco, a média foi de 14 km/l. O câmbio é automático de 9 marchas com tração integral permanente.

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Mercedes GLC 300 Coupé tem cinco modos de condução. Fizemos um roteiro de estrada e serra entre São Paulo e Campos do Jordão (SP) e nele o SUV alemão mostrou toda sua versatilidade. O carro pode ser muito econômico ou muito macio e também muito esportivo, dependendo do gosto e das necessidades do motorista. Os sistemas eletrônicos de segurança funcionaram muito bem, inclusive em manobras de estacionamento na cidade, quando a câmera 360 graus com alerta de tráfego cruzado e frenagem automática impediu pequenos dissabores.

Não por outro motivo, no evento noturno que marcou o aniversário de 65 anos da Mercedes-Benz no Brasil, alguns funcionários se emocionaram e choraram. A Mercedes é, sem dúvida, a marca de automóveis mais completa do mundo. Ela começou no Brasil fabricando caminhões, faz também ônibus, tem uma linha enorme de automóveis comerciais ou de passeio, brilha há anos na Fórmula 1 e passa uma sensação de bem-estar a quem está dentro de um veículo da marca. Uma mistura de orgulho, segurança e boa vida a bordo. Pena que não faça mais carros no Brasil.

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em termos práticos, o GLC 300 Coupé tem baixa altura do solo (12,9 cm), um porta-malas bem grande de 500 litros, um comprimento bom, mas sem exagero (4,74 m), e espaço interno suficiente para três adultos, com entre-eixos generoso (2,87 m). Ele não tem estepe e sim kit de reparo e enchimento. O acabamento segue o alto padrão da marca e o bom gosto aparece em todos os detalhes, seja nas cores, no design, no teto solar ou nos materiais utilizados. Frisos cromados e linhas de led formam um belo conjunto. Para segurança, são sete airbags (incluindo o de joelho para o motorista).

Embora seja um SUV nas formas, o GLC 300 Coupé conta com suspensão esportiva, para combinar com o centro de gravidade relativamente baixo. A suspensão é independente nas quatro rodas, multilink na traseira, oferecendo um equilíbrio que tem tudo para agradar um consumidor padrão. Há outros carros mais duros e mais agarrados ao chão, ou com um rodar mais suave, porém o Mercedes GLC 300 Coupé se destaca pelo equilíbrio. 

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Claro que os sistemas eletrônicos de segurança podem ser invasivos, às vezes, como o Assistente Ativo de Permanência em Faixa, que desligamos para subir e descer a Serra da Mantiqueira, na região de Campos do Jordão. Só assim para desfrutar da boa estabilidade do carro e ter liberdade para cruzar faixas e colocar duas rodas além da faixa nas curvas para a direita (ou na esquerda, se a visibilidade é ótima e não vem nenhum carro na direção oposta). Os pneus têm perfil baixo, são largos na dianteira (255/45) e ainda mais largos na traseira (285/40), com belas rodas AMG de 20”.

Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro que avaliamos na semana dos 65 anos da Mercedes tinha a cor Azul Brilhante por fora e estofamento em couro Bege/Preto (ambos sem custo adicional). Há outras oito opções de cores externas e duas de acabamento. O carro já vem completo, com todos os pacotes incluídos. Agora pense: com um tanque de 66 litros, dá para rodar 667 km com o GLC 300 Coupé, de acordo com o Inmetro. Mas vimos que, no modo Eco, o carro pode passar de 900 km de alcance. Com estilo.

MERCEDES-BENZ GLC 300 COUPÉ
ITEMCONCEITONOTA
MOTORMuito bom8,5
CÂMBIOÓtimo9
SUSPENSÃOÓtimo9
FREIOSÓtimo9
DIREÇÃOMuito bom8
EQUIPAMENTOSÓtimo9
ERGONOMIAÓtimo9
PORTA-MALASÓtimo9
ACABAMENTOÓtimo10
DESIGNMuito bom8,5
VEREDICTOMuito bom8,9

Os números

  • Preço: R$ 540.900 
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: 258 cv a 5.800 rpm
  • Torque: 370 Nm a 1.800 rpm
  • Câmbio: 9 marchas AT
  • Tração: 4x4 permanente
  • Comprimento: 4,742 m 
  • Largura: 1,890 m 
  • Altura: 1,602 m
  • Entre-eixos: 2,873 m
  • Vão livre: 129 mm
  • Peso: 1.825 kg
  • Pneus: 255/45 R20 (d) e 285/40 R20 (t)
  • Porta-malas:500 litros
  • Carga útil: n/d
  • Tanque: 66 litros
  • 0-100 km/h: 6s3
  • Velocidade máxima: 240 km/h
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Mercedes-Benz GLC 300 Coupé
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade