PUBLICIDADE

Audi voltará a fabricar carros no Brasil a partir de 2022

Audi anuncia retomada da produção nacional em São José dos Pinhais (PR) com nova geração dos SUVs Q3 e Q3 Sportback com motor 2.0 de 231 cv

14 dez 2021 - 14h12
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Audi Q3 Sportback
Audi Q3 Sportback
Foto: Audi / Divulgação

A Audi vai voltar a produzir carros no Brasil. A notícia foi dada pela montadora alemã nesta terça-feira (14), durante um evento realizado em São Paulo (SP). A Audi vai fabricar os novos SUVs Q3 e Q3 Sportback na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR), que já produziu a primeira geração do hatch A3 e as gerações anteriores do A3 Sedan e do próprio Q3. Os novos modelos nacionais chegarão ao mercado em meados de 2022.

Ambos os modelos serão produzidos com motor 2.0 TFSI de 231 cv e tração integral Quattro, sempre com câmbio automático de 8 marchas. “Estamos muito felizes em anunciar a retomada da produção na fábrica de São José dos Pinhais, a única da marca na América do Sul. Mesmo em um momento desafiador, a empresa sempre trabalhou para viabilizar a fabricação nacional por acreditar no potencial do País e na credibilidade que a marca ganha na visão dos nossos clientes", afirma Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Audi Q3 será produzido no Brasil
Audi Q3 será produzido no Brasil
Foto: Audi/Divulgação

A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. De acordo com a Audi, os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro. 

A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006. Em 2012, com a chegada do Inovar-Auto, a Audi do Brasil investiu cerca de 150 milhões de euros, e passou a produzir o A3 Sedan em 2015 e o Q3 em 2016. 

Interior dos Audi Q3 e Q3 Sportback
Interior dos Audi Q3 e Q3 Sportback
Foto: Audi/Divulgação

A fabricação do SUV seguiu até 2019, enquanto o A3 Sedan foi fabricado até 2020, ambos até o fim do ciclo de vida da geração. Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A lista de equipamentos completa e os valores serão divulgados em breve pela Audi em conjunto com o início da pré-venda.

Além da confirmação da produção local, a Audi do Brasil anunciou um investimento de mais de R$ 20 milhões para instalar estações de recarga DC de 150kW em quase todas as concessionárias da marca no Brasil a partir de 2022. Nestes carregadores, o 100% elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.

Novo Audi Q3 chegou para recuperar a liderança perdida:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade