PUBLICIDADE

Audi R8, o superesportivo de R$ 1,235 milhão, chega este ano

A linha 2021 terá 10 itens personalizáveis e motor V10 5.2 de 610 cv. Primeiros clientes poderão configurar o carro antes mesmo da produção

6 mai 2020 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários
O Audi R8 chega ao Brasil no segundo semestre por R$ 1.234.990.
O Audi R8 chega ao Brasil no segundo semestre por R$ 1.234.990.
Foto: Audi / Divulgação

A Audi não quer saber de crise. Depois de lançar o novíssimo SUV E-tron totalmente elétrico e confirmar a vinda do E-tron Sportback, a marca alemã anunciou hoje que o superesportivo R8 chegará ainda este ano ao Brasil, no segundo semestre. O Audi R8 é um dos carros mais desejados do mundo e terá uma inédita ação de comercialização na linha 2021. Ele poderá ser configurado pelos clientes antes de sua produção. O Audi R8 é para poucos. Equipado com um poderoso motor V10 de 5,2 litros, ele entrega 610 cv de potência e 560 Nm de torque. 

Nenhum carro com o logotipo das quatro argolas de aproxima tanto de um carro de corrida do que o Audi R8. O superesportivo possui motor central-traseiro e assegura um desempenho de tirar o fôlego – a aceleração de 0-100 km/h é feita em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. A transmissão é a S tronic de sete velocidades e conta com o renovado sistema de tração integral Quattro. O preço também é de tirar o fôlego: R$ 1.234.990 na modalidade de venda direta, permitindo aos primeiros clientes a configuração do carro.

Os interessados poderão personalizar até 10 diferentes itens de seu R8: cores externas, side blade, acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design de rodas 20”, pinças de freio, acabamento interno, revestimento do teto, e padrão do revestimento dos assentos. Ao todo, são quase 1,6 milhão de combinações possíveis para o novo Audi R8, o que possibilita um nível de personalização único.

“O Audi R8 é um veículo mítico, o mais esportivo e arrojado de toda a nossa gama, e que carrega um grau de exclusividade muito forte”, afirma Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil. “Com esta estratégia, o cliente poderá configurar o modelo exatamente do jeito que ele quiser antes mesmo de entrar na linha da produção. Estamos elevando ainda mais seu caráter exclusivo, pois dentre tantas combinações o cliente poderá ter um veículo realmente único no Brasil.”

O superesportivo poderá ser configurado antes da produção pelos primeiros clientes.
O superesportivo poderá ser configurado antes da produção pelos primeiros clientes.
Foto: Audi / Divulgação

Os potenciais interessados terão acesso a um catálogo da linha 2021 do Audi R8 em sua concessionária de preferência e devem confirmar o pedido até 14 de maio. Nele constam todos os itens e os detalhes de cada um para uma escolha precisa de acordo com o desejo do cliente. São 10 cores externas: Branco Íbis, Amarelo Vegas (sólidas), Azul Ascari, Prata Florete, Cinza Kemora, Preto Mito, Cinza Suzuka, Vermelho Tango (metálicas), Cinza Daytona (perolizada) e Azul Arara (Cristal Effect).

Os side blades podem ser personalizados em cinco tipos diferentes – carbono, preto mito, cinza kendo, prata e titânio fosco. O conjunto de saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor do escapamento também pode ser personalizado em até três diferentes cores: carbono, preto brilhante e titânio fosco. Já a capa do retrovisor está disponível em quatro opções: carbono, preto brilhante, titânio fosco ou na cor do veículo. Para finalizar o exterior, o logotipo da Audi e as inscrições R8 e V10 podem vir em cromado ou em preto e existem ainda seis opções diferentes de rodas 20’’ disponíveis com três diferentes pinças de freio em vermelho, cinza e azul.

Dentro do veículo, alguns elementos como as soleiras, molduras e console central estão disponíveis em cinza antracite, carbono fosco e carbono brilhante. Para o revestimento do teto em alcantara é possível escolher entre o acabamento com costura em diamante ou liso. E nos assentos esportivos são 18 possibilidades se considerar os dois desenhos (diamante ou liso) e cores de costura.

O Audi R8 nasceu na pista e foi construído para as ruas. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro. O modo performance no sistema Audi drive select permite a adaptação dos parâmetros mais importantes na dinâmica para diversas condições de clima e solo.

Interior do novo Audi R8: todas as funções são direcionadas para o motorista.
Interior do novo Audi R8: todas as funções são direcionadas para o motorista.
Foto: Audi / Divulgação

A combinação de alumínio e fibra de carbono abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce. Também o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quão próximo o R8 está de um carro de corrida. O design reflete o caráter poderoso e esportivo do Audi R8. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto, de 2,65 m. O comprimento total é de 4,42 m, a altura é de 1,24 m e a largura tem 2,03 m.

As quatro argolas complementam a ponta do capô que conta com sua grade single frame de estilo colmeia, ampla e plana. As características luzes de condução diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro. Toda a aparência do R8 transmite uma sensação de leveza e precisão técnica.

Uma característica que distingue o carro visualmente, além de oferecer maior segurança, é o sistema de faróis a laser. O equipamento de série no modelo, ativo no modo farol alto, ilumina duas vezes mais que faróis de LEDs comuns e evita ofuscar outros participantes no trânsito. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca, ajustada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin – condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista distinguir melhor os contrastes e ajudam a evitar a fadiga. Além disso, os fachos de alta concentração iluminam 600 m à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura.

Nas laterais do esportivo há contornos sinuosos característicos. A linha de cintura, esculpida como um músculo poderoso, conecta as caixas de rodas ao mesmo tempo em que divide os side blades em dois. Essa nova solução de design faz o carro parecer mais longo e dinâmico.

Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se conectam. O vidro traseiro oferece uma clara visão do compartimento do motor iluminado. O R8 traz ainda um aerofólio traseiro fixo feito de CRFP (polímero de fibra de carbono reforçado).

Com motor V10 de 610 cv de potência, o Audi R8 nasceu na pista.
Com motor V10 de 610 cv de potência, o Audi R8 nasceu na pista.
Foto: Audi / Divulgação

Quem entra atrás do volante do novo R8 se sente como um piloto de corridas. Todas as funções são direcionadas para o motorista e permitem uma operação simples mesmo em condições extremas – isso sem que seja preciso tirar as mãos do volante. Os assentos esportivos com apoio de cabeça integrado oferecem excelente suporte lateral.

O botão start-stop e o seletor do Audi drive select ficam localizados no volante multifuncional. Há ainda um botão para controlar o sistema de escape, deixando o esportivo com um ronco ainda mais poderoso, e um seletor que ajusta o veículo em diferentes condições de condução: seco, molhado ou neve.

O Audi virtual cockpit apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3” com gráficos elaborados. O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O R8 possui ainda as mais recentes tecnologias em termos de infotainment, com MMI touch, Audi smartphone interface e sistema de som Bang & Olufsen como equipamentos de série.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade