PUBLICIDADE

15 carros que serão lançados no Brasil em 2022

Adiantamos 15 novidades que as montadoras preparam para o mercado brasileiro nos segmentos de hatches e sedãs em 2022 (fora SUVs e picapes)

20 dez 2021 - 09h57
(atualizado em 21/12/2021 às 09h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Citroën C3: uma das principais novidades de 2022
Novo Citroën C3: uma das principais novidades de 2022
Foto: Stellantis / Divulgação

O mercado automotivo brasileiro terá novidades importantes em 2022. Após um 2021 marcado por uma série de lançamentos e pela crise dos semicondutores, muitas montadoras preparam novidades em diferentes segmentos. Além das categorias de SUVs e de picapes, as montadoras também preparam algumas novidades para outras categorias, como a de hatches e sedãs. Confira 15 carros que podem chegar ao Brasil no ano que vem.

Renault Kwid

Lançado em 2017, o Renault Kwid está prestes a ganhar uma reestilização no Brasil. O visual será o mesmo do Kwid já vendido em mercados como China e Índia. Na dianteira, o hatch conta com faróis bipartidos e luzes diurnas de led. Na lateral, as novidades são as novas rodas de liga-leve e os piscas de seta no para-lama. A traseira também traz lanternas em led e para-choque distinto do modelo brasileiro. 

Por dentro, o novo Renault Kwid deve ganhar novos revestimentos dos bancos e novidades no acabamento. O modelo também deve ganhar um novo volante e um painel de instrumentos digital. Sob o capô, o Kwid deve receber o mesmo 1.0 SCe de 82 cv e 103 Nm que equipa o Sandero e Logan, que oferece comando de válvulas variável. Também são esperados reforços estruturais e a estreia de controles de estabilidade e de tração para algumas versões. 

Renault Kwid terá mudanças visuais em 2022
Renault Kwid terá mudanças visuais em 2022
Foto: Renault/Divulgação

Honda City

Além do novo Honda City sedã, a montadora japonesa também prepara a estreia da inédita versão hatch do modelo, que será produzida em Itirapina (SP). Apresentado ao público junto com o novo City sedã em novembro, o novo City hatch deve chegar oficialmente às lojas ainda no primeiro trimestre de 2022. No Brasil, ele será o substituto do atual Honda Fit, que deixou de ser produzido no país. Por fora, o modelo conta o mesmo visual da versão sedã até as portas de trás. 

Na traseira, o modelo conta com um visual de linhas esportivas, com lanternas de led de aspecto horizontal. Elas invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Sob o capô, o novo Honda City hatch terá o mesmo motor 1.5 aspirado flex que estreou no novo City sedã. Ele oferece 126 cv de potência e 155 Nm de torque, e é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas.

Honda City hatch chegará ao mercado em 2022
Honda City hatch chegará ao mercado em 2022
Foto: Honda/Divulgação

Citroën C3

Com lançamento previsto para fevereiro, o novo Citroën C3 será a principal aposta da marca francesa para 2022. O novo hatch será produzido em Porto Real (RJ), e utiliza a plataforma modular CMP, a mesma do Peugeot 208. Sob o capô, o novo Citroën C3 deve trazer inicialmente o motor 1.0 Firefly de 77 cv de 107 Nm do Fiat Argo e o 1.6 aspirado de 118 cv oferecido no C4 Cactus.

O novo Citroën será a principal ficha da reconstrução da marca francesa no Brasil, que atualmente conta apenas com o modelo C4 Cactus em seu portfólio, além da van Jumpy, que é um veículo comercial. Além do hatch, a montadora francesa também pretende lançar no Brasil um novo SUV compacto e um sedã, ambos derivados do novo C3. A expectativa da Stellantis é a de que a Citroën seja uma das 10 marcas mais vendidas do Brasil. 

Novo Citroën C3
Novo Citroën C3
Foto: Stellantis / Divulgação

Volkswagen Polo

A reestilização do Polo deve ser o principal lançamento da Volkswagen em 2022 no Brasil. Por fora, a versão brasileira do modelo deve acompanhar as mudanças do Polo europeu, que tem visual inspirado na oitava geração do Golf. Na dianteira, os faróis ganharam contornos irregulares, enquanto a grade terá uma barra horizontal de led em algumas versões. Os para-choques também são novos, e na traseira, as lanternas de led passarão a invadir a tampa do porta-malas.

Por dentro, o hatch ganhará o novo volante da marca e painel digital em todas as versões. Sob o capô, o Polo deve perder o atual motor 1.6 MSI, passando a trazer no lugar o 1.0 TSI com a mesma calibração utilizada no Up, oferecendo 105 cv e 170 Nm. Em relação aos equipamentos de segurança, o novo Polo deve ganhar airbags de cortina e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma emergencial. 

Novo Volkswagen Polo 2022
Novo Volkswagen Polo 2022
Foto: Reprodução

Volkswagen Virtus

Assim como o Volkswagen Polo, o Virtus está prestes a ganhar um novo design. Lançado em 2018, o sedã pode ter um visual distinto do modelo hatch, que acompanhará as mudanças do modelo europeu. De acordo com rumores, o novo Virtus pode ganhar uma dianteira exclusiva, com linhas inspiradas no sedã médio Jetta e no crossover Nivus. Por dentro, o modelo ganhará o novo volante do Nivus e terá painel de instrumentos digital em todas as versões. 

Sob o capô, o Virtus deve perder o atual motor 1.6 MSI nas versões de entrada, passando a trazer o 1.0 TSI com a mesma calibração utilizada no Up, oferecendo 105 cv e 170 Nm. As demais versões podem manter o atual 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv. Assim como o Polo, o novo Virtus também deve ganhar airbags de cortina e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma emergencial. O novo Volkswagen Virtus pode chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2022.

Volkswagen Virtus pode ganhar design diferente do Polo
Volkswagen Virtus pode ganhar design diferente do Polo
Foto: Renato Aspromonte / OverboostBR

Fiat Argo e Cronos CVT

Depois da Fiat Strada ganhar a opção de câmbio automático do tipo CVT, será a vez do hatch Argo e do sedã Cronos trazerem a nova opção de transmissão. Com a chegada das novas regras de emissões do Proconve, os Fiat Argo e Cronos não terão mais a opção do motor 1.8 aspirado de 139 cv e câmbio automático de 6 marchas. Ambos os modelos não devem ganhar modificações visuais.

Assim como na picape Strada, o conjunto mecânico terá a mesma combinação que estreou no SUV Pulse. O motor é o já conhecido 1.3 Firefly de 107 cv e 134 Nm associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas. Além disso, também são esperados novos equipamentos de conectividade e a inclusão de novos itens de segurança de série, principalmente depois da nota zero no teste do Latin NCAP.

Fiat Argo ganhará câmbio CVT em 2022
Fiat Argo ganhará câmbio CVT em 2022
Foto: Stellantis/Divulgação

Toyota Yaris

Lançado em 2018 no Brasil, o Toyota Yaris se prepara para receber a primeira reestilização local. Com mudanças pontuais, o Yaris ganhará novidades sobretudo na dianteira, com um novo para-choque e novos faróis de led. Trata-se da mesma reestilização que estreou há 2 anos na Tailândia e no México. Na lateral, há novas rodas de liga-leve com design inédito, enquanto na traseira, as lanternas ganham novos elementos internos.

Por dentro, o modelo ganhará um novo painel de instrumentos. Sob o capô, o motor 1.3 flex deixa de ser oferecido, enquanto o atual 1.5 deve ganhar modificações para se tornar mais eficiente, tanto no hatch como no sedã. Também são esperados reforços estruturais na carroceria e a inclusão de novos equipamentos de segurança de série, como 7 airbags em todas as versões - que o Yaris atual oferece apenas na versão topo de linha.

Toyota Yaris reestilizado chegará ao Brasil em 2022
Toyota Yaris reestilizado chegará ao Brasil em 2022
Foto: Toyota

Peugeot 208

Outro lançamento do grupo Stellantis aguardado para 2022 é o Peugeot 208 1.0 turbo. O hatch da montadora francesa finalmente trocará o motor 1.6 flex aspirado de 118 cv e 158 Nm de torque pelo 1.0 GSE que estreou no Fiat Pulse. O novo motor turbo flex oferece 130 cv de potência e 200 Nm de torque com etanol, e deve equipar as versões topo de linha do hatch produzido na Argentina. 

Já para as versões de entrada, o novo motor será o 1.3 Firefly aspirado de 107 cv e 134 Nm que já equipa uma série de modelos da Fiat. Assim como na picape Strada, o Peugeot 208 também deve oferecer opções de câmbio manual de 5 marchas ou um câmbio automático do tipo CVT. Lançado no Brasil em 2020, o Peugeot 208 não deve receber mudanças estéticas, mas pode ganhar novidades na lista de equipamentos.

Peugeot 208 ganhará motor 1.0 turbo do Pulse
Peugeot 208 ganhará motor 1.0 turbo do Pulse
Foto: Stellantis / Divulgação

Honda Civic

Lançada globalmente em abril deste ano, a nova geração do Honda Civic chegará importada ao Brasil. Ao contrário do modelo atualmente vendido no Brasil, a 11ª geração do Civic aposta em um design mais conservador, com linhas inspiradas no irmão maior Accord. Na dianteira, o destaque fica para os novos faróis mais finos e capô mais longo e baixo. Na traseira as lanternas ficaram maiores e agora invadem a tampa do porta-malas.

Por dentro, o interior foi totalmente renovado, e ganhou visual minimalista e uma série de recursos tecnológicos, como o novo painel de instrumentos digital de 10,2’’ e a central multimídia de 9’’ com aspecto flutuante. Sob o capô, o novo Honda Civic deve manter o atual 1.5 turbo da versão Touring com algumas melhorias, para oferecer 182 cv e 240 Nm de torque. Também há rumores de uma inédita versão híbrida para rivalizar com o Toyota Corolla. Todas as versões do novo Civic devem contar com câmbio do tipo CVT.

Novo Honda Civic chegará ao Brasil importado
Novo Honda Civic chegará ao Brasil importado
Foto: Honda

Volkswagen Jetta

O sedã médio Volkswagen Jetta terá novidades em 2022. Produzido no México, o Jetta ganhou modificações no design, uma nova opção de motor e novidades na lista de equipamentos. Por fora, as mudanças foram pontuais, com destaque para os novos para-choques e a nova grade frontal. Por dentro, o modelo ganhou novos detalhes de acabamento e novos equipamentos. Também há novos recursos de segurança, como o IQ.Drive de assistências ao condutor. 

Sob o capô, o novo Jetta ganhou o novo motor 1.5 TSI de 160 cv e 250 Nm no lugar do 1.4 TSI que equipava o sedã anteriormente. Já a versão esportiva GLI manteve o atual 2.0 TSI de 230 cv e 350 Nm associado ao câmbio DSG de 7 marchas. O novo Volkswagen Jetta deve chegar ao Brasil no início do ano que vem. Assim como o modelo atual, o sedã reestilizado deve ser oferecido no país apenas na versão GLI, sem opcionais. Os preços devem ficar um pouco acima dos R$ 205.590 cobrados atualmente.

Novo Volkswagen Jetta GLI
Novo Volkswagen Jetta GLI
Foto: Volkswagen/Divulgação

BYD Han

Há anos já com planos de vender carros de passeio no país, a BYD chegou ao Brasil já no final de 2021, com o lançamento do SUV Tan. Depois do primeiro modelo, a montadora chinesa conhecida pelos carros elétricos pretende oferecer o sedã Han no mercado brasileiro. O visual é o grande destaque do novo modelo, que foi projetado por uma equipe liderada pelo designer ex-Audi Wolfgang Egger. Em 2021, o BYD Han recebeu o prêmio internacional iF Design 2021 na categoria de “design de produto”. 

Por dentro, os destaques do BYD Han são o acabamento luxuoso e a central multimídia com tela de 12,8’’ giratória, podendo ser utilizada tanto em orientação vertical como horizontal. O sedã conta com duas configurações, sendo a mais potente delas composta por dois motores elétricos, que oferecem 494 cv e 680 Nm. O alcance varia entre 550 km e 605 km. Assim como o BYD Tan, o preço do sedã Han deve ficar acima dos R$ 300 mil.

BYD Han chegará ao Brasil em 2022
BYD Han chegará ao Brasil em 2022
Foto: Divulgação

Chevrolet Cruze RS

Previsto inicialmente para estrear em 2021, o Chevrolet Cruze RS ficou para o ano que vem. Baseado na versão hatch Sport6, o novo Cruze RS apostará na mesma receita já utilizada pelo Onix RS. Assim como o hatch compacto, o visual agressivo será o grande destaque da nova versão esportivada do Cruze. O carro será posicionado entre as duas versões superiores da gama (LTZ e Premier).

Sob o capô, a nova versão terá o mesmo motor 1.4 turbo de 153 cv e 240 Nm de torque que já equipa as demais versões do modelo hatch e sedã, sempre com câmbio automático de 6 marchas. Produzido na Argentina, o Chevrolet Cruze é um dos únicos sobreviventes da categoria de hatches médios, com exceção de modelos premium importados da Europa. Em 2021, o modelo emplacou 1.664 unidades até o fim de novembro.

Cruze RS em testes na Argentina
Cruze RS em testes na Argentina
Foto: GM

Hyundai HB20

Lançado em 2019, o atual Hyundai HB20 terá mudanças importantes em 2022. Já flagrado em testes, o modelo mais vendido da montadora sul-coreana passará por mais uma reestilização. Na dianteira, o HB20 deve ganhar novos faróis e grade dianteira bipartida, com traços inspirados no i20 vendido na Europa. Já a traseira deve ganhar novas lanternas e para-choques. O sedã HB20S deve acompanhar as mudanças estéticas do hatch.

Sob o capô, os modelos HB20 e HB20S devem manter os atuais 1.0 aspirado e turbo. Já o aventureiro HB20X tem futuro incerto. Há rumores de que o modelo deixaria de ser oferecido em 2022, uma vez que ele ainda oferece o motor 1.6 aspirado de 130 cv que saiu de linha no hatch e no sedã. Outra possibilidade é a de que o HB20X também receba a reestilização e passe a oferecer apenas a opção de motor 1.0 turbo.

Hyundai HB20 terá mudanças visuais em 2022
Hyundai HB20 terá mudanças visuais em 2022
Foto: Hyundai/Divulgação

BMW i4

Já com passaporte carimbado, o novo BMW i4 deve ser um dos principais lançamentos da montadora alemã no Brasil em 2022. Com linhas inspiradas no i4 Concept, o modelo é a versão elétrica do novo Série 4 Gran Coupé. Por fora, há elementos do Série 4 convencional, como os faróis afilados e a grade duplo rim em posição vertical. Na lateral, o teto adota um caimento suave como um cupê. Por dentro, o BMW i4 também traz o novo sistema inteligente iDrive 8. 

O novo BMW i4 deve chegar ao Brasil em duas versões. A primeira delas (eDrive 40) conta com 340 cv de potência e 430 Nm de torque, sempre com tração traseira e alcance de 590 km. Já a versão esportiva M50 oferece 544 cv e 795 Nm, sempre com tração integral. De acordo com a BMW, o i4 M50 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, e chega aos 225 km/h. O alcance é de 510 km. O novo sedã elétrico deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2022.

BMW i4 M50: esportivo elétrico chegará ao Brasil em 2022
BMW i4 M50: esportivo elétrico chegará ao Brasil em 2022
Foto: BMW / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade