PUBLICIDADE

Vulcão entra em erupção nas Ilhas Canárias

19 set 2021 - 13h26
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Complexo de Cumbre Vieja, em La Palma, registra há dias série de terremotos. Área foi destaque após notícia de que poderia gerar tsunami capaz de afetar o Brasil. Chance de isso ocorrer é muito remota, dizem cientistas.Um vulcão na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago atlântico das Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19/09) após a ocorrência de uma série de pequenos terremotos na área do complexo vulcânico de Cumbre Vieja há mais de uma semana.

Erupção de vulcão em La Palma, nas Ilhas Canárias
Erupção de vulcão em La Palma, nas Ilhas Canárias
Foto: DW / Deutsche Welle

O vulcão surgiu em uma área montanhosa desabitada enquanto a população com mobilidade reduzida nas cidades vizinhas estava sendo retirada, causando pequenos incêndios florestais. Na área, são vistas grandes colunas de materiais vulcânicos.

O Instituto Geográfico Nacional e o Instituto Vulcanológico das Canárias vinham registrando desde 11 de setembro uma importante acumulação de milhares de pequenos terremotos no entorno do Cumbre Vieja, com focos que começaram a mais de 20 quilômetros de profundidade, mas foram subindo progressivamente até a superfície.

Desde o início da semana, a ilha estava em alerta amarelo devido ao risco vulcânico na área. O sistema de alerta tem quatro níveis, sendo o amarelo o segundo mais grave.

Na manhã deste domingo, as autoridades começaram a retirar residentes com problemas de mobilidade nas vilas dos municípios localizados nas áreas mais próximas da zona vulcânica.

Premiê tranquiliza população

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também informou no Twitter sobre o aumento do risco sísmico na ilha e garantiu que todas as administrações do país estão preparadas para agir de forma coordenada em qualquer situação.

Uma vez que existem registos históricos - desde a conquista das Ilhas Canárias no século 15 - La Palma foi palco de sete das 16 erupções vulcânicas ocorridas no arquipélago.

O Parque Nacional Cumbre Vieja é um dos complexos vulcânicos mais ativos das Ilhas Canárias. Duas das últimas três erupções registradas nas ilhas aconteceram ali, o vulcão San Juan, em 1949, e o Teneguía, em 1971.

O complexo vulcânico ganhou destaque no Brasil após ser noticiado que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer, entretanto, é muito baixo, de acordo com especialistas.

md (EFE, AFP)

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade