Vídeo: Alunos nús na Universidade Federal do Rio Grande gera debate na Câmara dos Deputados
Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute abertura de inquérito sobre apresentação artística com nus na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Uma performance artística polêmica na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), envolvendo estudantes sem roupa, está sob escrutínio da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento, parte do programa "Acolhida Cidadã", suscitou debates sobre os limites da liberdade de expressão e do respeito institucional.
O ocorrido, que ocorreu no Átrio do Prédio das Artes da Furg em 8 de março, foi aprovado pelo diretório acadêmico do curso de Artes Visuais. No entanto, gerou controvérsias sobre a adequação do conteúdo e possíveis violações legais. A universidade reiterou que a apresentação não tinha conotação erótica ou sexual, mas apenas uma manifestação artística.
Presidida pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), a Comissão de Educação analisará um requerimento para investigar possíveis crimes ocorridos durante o evento. O debate sobre a polêmica tem ganhado destaque nacional, alimentando discussões sobre liberdade acadêmica e integridade institucional.
O vídeo da performance se tornou viral nas redes sociais, ampliando a discussão em torno do assunto. Enquanto isso, diferentes setores da sociedade aguardam ansiosamente as deliberações da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para esclarecer o episódio e suas implicações legais.
Veja a nota da instituição:
"A Coordenação dos Cursos de Artes Visuais informa que na última sexta-feira (8/3) aconteceu uma performance artística, idealizada e executada por estudantes, que integrou a programação da Acolhida Cidadã, organizada pelo diretório acadêmico. A performance ocorreu no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e as cenas de nudez não tiveram qualquer conotação erótica e/ou sexual, simplesmente corpos nus. No momento da performance não havia a presença de crianças no local; ainda que houvesse, conforme matéria publicada em 31/5/2022 pelo Ministério da Justiça acerca da legislação vigente para espetáculos e filmes no país, a classificação indicativa, nessa situação, seria livre. O Curso de Artes Visuais incentiva as práticas artísticas em performance e não vê nenhum problema na ação realizada".
Veja o vídeo:
Assim os veteranos da Universidade Federal do Rio Grande, receberam os novos alunos dia 08 de janeiro de 2024
Dinheiro do contribuinte indo para o ralo… pic.twitter.com/znOma9XEw0
— Andre Brasil - Direita Sempre (@BrDestra) March 17, 2024