Trump ameaça tarifa de 200% sobre vinhos europeus em retaliação a taxação do uísque americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (13) que pode impor uma tarifa de 200% sobre vinhos e outras bebidas alcoólicas importadas da União Europeia. A medida seria uma resposta à decisão do bloco de manter uma tarifa de 50% sobre o uísque americano.
A Comissão Europeia anunciou, na quarta-feira (12), que aplicará tarifas retaliatórias sobre produtos dos EUA no valor de 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões). A medida, que entrará em vigor no próximo mês, é uma reação às tarifas impostas por Washington sobre o aço e o alumínio europeus.
Qual será o impacto da nova tarifa na disputa comercial?
Apesar da escalada na tensão, a União Europeia afirmou que segue aberta a negociações. O bloco sustenta que o aumento das tarifas prejudicaria ambas as partes e não traria benefícios de longo prazo.
Trump, por outro lado, usou as redes sociais para criticar a política tarifária europeia e reforçar sua ameaça.
"A União Europeia, uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de colocar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque", escreveu ele na plataforma Truth Social.
"Se esta Tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve colocarão uma Tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHE E PRODUTOS ALCOÓLICOS SAINDO DA FRANÇA E OUTROS PAÍSES REPRESENTADOS PELA UE. Isso será ótimo para os negócios de Vinho e Champanhe nos EUA."
Em 2023, a União Europeia exportou 4,9 bilhões de euros em vinhos para os EUA, segundo a agência de estatísticas Eurostat. O montante equivale a 29% das exportações totais do setor no bloco. A França foi responsável por quase metade desse volume, enquanto a Itália contribuiu com cerca de 40%.
As políticas comerciais de Trump geram preocupação entre investidores, consumidores e empresas, elevando o temor de uma recessão. Além disso, as medidas tarifárias já desgastaram as relações dos EUA com aliados estratégicos, como o Canadá.
A Comissão Europeia confirmou que a suspensão das tarifas sobre produtos americanos será encerrada em 1º de abril e que as novas taxas estarão totalmente implementadas até 13 de abril.
A decisão gerou críticas de setores industriais europeus, especialmente das indústrias de bebidas e cosméticos, que alertam para o risco de impacto significativo no comércio com os Estados Unidos.
Além do uísque, os produtos americanos que podem ser taxados pela União Europeia incluem itens industriais e agrícolas, como aço, alumínio, têxteis, eletrodomésticos, plásticos, carnes, ovos, laticínios e vegetais.
O anúncio de Trump derrubou os índices do mercado acionário nos EUA e afetou o valor das ações de fabricantes europeias de bebidas alcoólicas.
Ver essa foto no Instagram