PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Tragédia no RS: Governo Federal recusou ajuda do Uruguai? Saiba mais

A Secom informou que um helicóptero disponibilizado pelo governo uruguaio já estaria, inclusive, atuando nas operações de busca e salvamento

8 mai 2024 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários

Repercutiu nas redes sociais a informação de que o Governo Lula dispensou uma oferta do Uruguai. O país teria oferecido ao Brasil equipamentos para ajudar no resgate das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Mas a ajuda foi realmente recusada?

Helicóptero uruguai usado no resgate de pessoas atingidas pelas inundações em cidades gaúchas
Helicóptero uruguai usado no resgate de pessoas atingidas pelas inundações em cidades gaúchas
Foto: Força Aérea do Uruguai / Perfil Brasil

Em nota, o Governo Federal afirma que são falsas as notícias de que o Brasil teria desprezado ajuda do Uruguai ou de qualquer outro país. Por fim, o documento acrescenta que um helicóptero emprestado pelo país vizinho está em operação no estado. "O Brasil é grato ao Uruguai pelo pronto-auxílio", pontua o governo.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), "todas as ofertas de auxílio são bem-vindas, serão analisadas conforme a adequação às urgências e serão bem recebidas".

A nota acrescenta que, juntamente com o helicóptero, o Uruguai também ofereceu um modelo específico de avião. Neste caso, a análise técnica determinou que, devido às suas características específicas, a aeronave não seria apropriada para o tipo de operação requerida e para a infraestrutura aeroportuária existente.

Além disso, a Secretaria diz que como já existe no Rio Grande do Sul um avião em operação na frota brasileira com as mesmas funcionalidades do que o proposto, concluiu-se que não havia necessidade de uma aeronave desse tipo.

Repercussão sobre oferta do Uruguai

A informação de que o governo Lula teria rejeitado a ajuda de um país governado pela centro-direita agitou a oposição nas redes sociais.

Fontes do governo do país vizinho, consultadas pelo Correio Braziliense, confirmaram que a ajuda foi autorizada pelo governo uruguaio. No entanto, essas fontes afirmaram não ter conhecimento de qualquer recusa do Brasil em aceitar os militares e aeronaves que partiram de Montevidéu.

O Ministério das Relações Exteriores declarou não possuir informações sobre a lista de voluntários e apoios presentes no estado e apontou que todas as informações estão sendo centralizadas pelas forças militares responsáveis pelo controle operacional, em Porto Alegre, da operação de resgate.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade