Terminam nesta quarta-feira as inscrições para o concurso do IBGE
São quase 400 vagas disponíveis para o Rio Grande do Sul. Saiba como se inscrever
As inscrições para duas seleções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerram às 23h desta quarta-feira (19). As seleções oferecem um total de 7,5 mil vagas temporárias em todo o país. No Rio Grande do Sul, há um total de 398 oportunidades disponíveis.
Confira os cargos ofertados:
As inscrições devem ser feitas pelo site do IBFC, até as 23h desta quarta-feira (19), e custam R$ 42,20. O resultado final dos processos seletivos está previsto para 23 de outubro.
Os processos seletivos para as vagas oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluem uma prova objetiva, que possui caráter eliminatório e classificatório. Essa prova será realizada no dia 17 de setembro e terá uma duração de 3 horas e 30 minutos. O resultado final das seleções está previsto para ser divulgado em 23 de outubro.
Para os candidatos que estão concorrendo às posições de supervisor de coleta e qualidade, o conteúdo da prova abrange diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração e Situações Gerenciais, além de Geografia. Já para os concorrentes às vagas de agente de pesquisas e mapeamento, as questões englobam Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e também Geografia.
Sobre os cargos
O papel do supervisor de coleta envolve a organização, planejamento e execução de atividades de acordo com o cronograma estabelecido, além de gerenciar o trabalho da equipe, acompanhar a coleta de dados e garantir o controle da produção e qualidade das atividades. Por outro lado, o agente de pesquisas é responsável por visitar domicílios, coletar dados e realizar pesquisas de natureza estatística.
Para concorrer ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, é necessário possuir o Ensino Médio completo. Já para a posição de supervisor de coleta e qualidade, é obrigatório ter a carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B, no mínimo. A prova, que terá caráter eliminatório e classificatório, está marcada para o dia 17 de setembro. Ambas as posições têm previsão de duração do contrato de até um ano, podendo ser prorrogado por mais dois.