PUBLICIDADE

Tecnologia e Soluções

Patrocínio Logo do patrocinador

A tecnologia revoluciona a leitura

Ler gera pensamento crítico para todos

30 jun 2021 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

A tecnologia melhora a capacidade de leitura e atrai cada vez mais essa geração que nasceu conectada. Ela estimula mais o vocabulário, a fluência e até mesmo a compreensão de palavras visuais por meio da leitura em um computador ou tablet. Nas habilidades de escrita, os softwares de processamento de texto promovem não apenas a composição, mas também a edição e a revisão e simplificam a escrita. A publicação na Web derruba fronteiras e transporta o trabalho além da sala de aula para um mundo virtual com interações mais construtivas. Existe também a possibilidade de incorporar outras mídias em um documento escrito como gráficos e vídeos. Isso aumenta ainda mais a interatividade na nossa escrita. Demais, né?

Foto: Divulgação

  Além disso, se antes era difícil e praticamente impossível certos tipos de leitura para muita gente, hoje podemos ter amplo acesso a qualquer conteúdo apenas com um clique. Sem dúvida nenhuma, se alguém ainda tem dúvida, a leitura só cresce com os avanços tecnológicos. A formação de bons leitores é um desafio para muitos pais e famílias e não dá para falar de Tecnologia sem citar os livros digitais, como o Kindle, por exemplo. Além de armazenar um conteúdo dinâmico, ele não ocupa espaço nas prateleiras como os impressos e sua durabilidade é certa. Existe também nesta esteira os gadgets de papel eletrônico ou e-ink, que se preocupam também com a saúde de nossos olhos e oferecem uma leitura que não prejudica a visão. Bom demais, né?

  O acesso mais simples e barato estimula a todos e democratiza o conhecimento e o hábito tão importante da leitura. Nunca houve um tempo tão saboroso para a leitura como agora, onde a exposição e alcance são fáceis. Não é o fim dos livros e páginas com suas orelhas e cheiros para quem gosta, mas é um novo caminho e que já deu e muito certo, pois assim a leitura pode ir chegando para todos. Ler dá prazer e desenvolve o senso crítico e questionador. Fundamentais.

  Ensine as crianças dos perigos existentes na Internet. Uma dica: quando for explicar o que é um phishing, faça da mesma forma que a ensinou a não falar com estranhos na rua. Nada de sair clicando e aceitando e-mails de gente desconhecida. Tudo fica mais simples na linguagem de lições relacionáveis. Ensine também como é importante eles manterem a calma durante a navegação e avisar um adulto caso algo de estranho ocorra. Não descuide da proteção dos seus dispositivos. Tenha um bom antivírus. Confira os pacotes do Terra Antivírus e fique seguro!

McAfee Network Associates Inc. © Copyright 2020.  Todos os Direitos Reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade