Robô brasileiro bate recorde de maior escultura reciclada
O robô brasileiro Tangobô bateu o recorde mundial e agora é a maior escultura feita de material reciclado do mundo. A obra, apresentada em São Paulo, tinha 15,2 metros de altura e 8,32 metros de largura, com 4,25 metros de profundidade, somando 27,77 metros totais. Segundo livro dos recordes Guinness, a maior escultura reciclada até então tinha, ao todo, 24,3 metros.
O Tangobô foi construído com placas prensadas, que usam embalagens de suco em pó moídas como matéria-prima. Cerca de um milhão de pacotes foram recolhidas por mais de 170 mil crianças brasileiras para ajudar a construir a escultura, em ação da marca de refrescos Tang com a empresa de upclycling TerraCycle. "Acreditamos que as crianças são capazes de transformar o mundo, usando a reciclagem como ferramenta divertida, engajando amigos e familiares", afirma a gerente da empresa de sucos, Juliana Macedo.
Após o registro do recorde pelo Guinness, o robô foi desmontado e os blocos 100% reciclados agora serão usados para construir bancos, mesas e outros objetos para o Parque do Carmo, onde o recorde foi registrado, em setembro.