PUBLICIDADE

Rede Wi-Fi para visitantes: o que é e por que você precisa

Especialista explica a importância de criar uma conexão sem fio segura para convidados.

13 jun 2022 - 03h00
Ver comentários
Foto: Adobe Stock

Atualmente, estamos tão imersos no mundo digital que, ao recebermos visitas de amigos e familiares, já nos acostumamos a ser abordados com a seguinte pergunta: “por favor, qual a senha do Wi-Fi?” No entanto, ainda que tenha se tornado uma ação corriqueira ― e aparentemente inofensiva ―, revelar essa informação pode representar um sério risco de segurança para a rede doméstica do usuário.

“Caso um convidado tenha acidentalmente baixado um programa malicioso em seu smartphone ou notebook, e venha a conectar esse dispositivo infectado ao Wi-Fi do anfitrião, há grandes chances de que malwares tentem se espalhar pela rede local, a fim de contaminar tudo que estiver ao seu alcance”, alerta Fabio Appel, coordenador de produtos da TP-Link no Brasil.

Uma boa alternativa para se prevenir contra esse tipo de ameaça, sem deixar de ser hospitaleiro, é criar uma rede Wi-Fi exclusiva para visitantes: “Basicamente, essa rede secundária funciona como uma espécie de ponto de acesso independente no roteador do cliente, que pode ser configurado com uma série de restrições. Afinal, um Wi-Fi para convidados deve servir como uma porta de entrada para a internet, mas não para o compartilhamento de arquivos ou acesso a outros recursos locais”, afirma o especialista da TP-Link.

Em suma, o usuário pode criar uma rede Wi-Fi para visitantes, totalmente separada da principal, de modo a evitar tentativas de acesso indesejadas, bem como a propagação de itens maliciosos, vindos de dispositivos infectados, eventualmente conectados à rede doméstica. Tudo isso sem a necessidade de um cabo extra ou de pagamento adicional ao servidor de Internet. Segundo explica Fabio Appel:

 “Compartilhar uma rede Wi-Fi particular com outras pessoas, em especial com visitantes não regulares, aumenta significativamente os riscos de ataque para todos os dispositivos conectados. Com um Wi-Fi exclusivo para convidados, é possível blindar os dados trafegados, impedindo que vírus e malwares afetem a rede principal, além de evitar acessos indesejados a equipamentos como impressoras e servidores. Ao configurar o roteador, é possível, inclusive, fazer com que o usuário da rede de visitantes fique restrito ao seu próprio gadget, não podendo acessar nenhum outro dispositivo”.

Veja passo a passo com as orientações sobre como criar e configurar uma rede Wi-Fi para visitantes em roteadores mais comuns:

Para criar a rede de visitantes

  1. Faça login na interface de configuração na Web do roteador;
  2. Vá para Avançado > Rede de convidados ou Configurações > Rede de convidados. Localize a seção Sem fio;
  3. Crie uma rede de convidados conforme necessário; Marque a caixa de seleção Ativar rede de convidados; Personalize o SSID. Não selecione Ocultar SSID, a menos que você queira que seus convidados insiram manualmente o SSID para acesso à rede de convidados; Defina Segurança como WPA / WPA2 Pessoal, mantenha os valores padrão de Versão e criptografia e personalize sua própria senha.
  4. Clique em Save. Agora seus convidados podem acessar sua rede de visitantes usando o SSID e a senha que você definiu.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade