PUBLICIDADE

Wally Funk: quem é a mulher que viajou para o espaço com Jeff Bezos?

Wally Funk, de 82 anos, passou pelo treinamento de astronautas da NASA nos anos 1960, mas nunca chegou a ir para o espaço por ser mulher

1 jul 2021 12h45
| atualizado em 21/7/2021 às 15h33
ver comentários
Publicidade

Atualizado em 20 de julho de 2021

Wally Funk, de 82 anos, se tornou a pessoa mais velha a viajar para o espaço depois de integrar o voo da New Shepard, foguete da Blue Origin que levou Jeff Bezos e mais três tripulantes em um voo suborbital nesta terça-feira, 20. Wally passou pelo treinamento de astronautas da NASA nos anos 1960, mas nunca chegou a ir para o espaço por ser mulher - naquela época, todos os astronautas da agência eram homens.

A pioneira espacial ingressou na cápsula da nave nesta manhã para fazer história no setor espacial e tomou para si a marca de John Glenn, que era o recordista por ter viajado aos 77 anos a bordo do ônibus espacial Discovery em 1998.

O voo durou cerca de 10 minutos e a nave tocou o solo terráqueo às 10h22 desta terça-feira. O lançamento ocorreu às 10h12. A separação da cápsula ocorreu às 10h16 e o lançador voltou à Terra e tocou o solo às 10h19 - o voo atingiu velocidade máxima de 3.595 km/h. Os paraquedas da nave se abriram por volta das 10h20. Ainda perto do local de pouso, a equipe comemorou com champanhe o sucesso da viagem.

Foram 60 anos de espera da astronauta até, de fato, ir para o espaço. Como inspetora de aviação dos Estados Unidos, a pioneira acumulou mais de 19 mil horas de voo e trabalhou para que pudesse integrar equipes da NASA, mas não foi admitida para o programa da agência espacial americana.

Quando foi anunciada como tripulante no voo de Bezos, Wally afirmou que gosta de "fazer coisas que ninguém nunca fez antes" e foi recebida com louvor na equipe do bilionário. "Chegou a hora. Bem-vinda à tripulação, Wally. Será um prazer tê-la no dia 20 de julho como nossa convidada de honra", disse Bezos em uma publicação no Instagram em 1º. de julho.

"Nada jamais me atrapalhou", disse Wally no vídeo publicado pelo bilionário . "Eles disseram: 'você é uma menina, não pode fazer isso '. Eu disse: 'não importa o que você seja, você ainda pode fazer isso se quiser - e eu gosto de fazer coisas que ninguém nunca fez."

O foguete New Shepard foi lançado com quatro passageiros: Jeff Bezos, o irmão Mark Bezos, Wally Funk (pioneira do setor aeroespacial de 82 anos) e Oliver Daemen (estudante de física de 18 anos). Foram cerca de 10 minutos de viagem, que teve três etapas: o lançamento do foguete, a separação da cápsula com os passageiros e o retorno da tripulação à Terra em queda livre com paraquedas em direção à mesma região de onde partiu. Faltando 45 minutos para o lançamento, a equipe seguiu em direção rumo ao foguete para o embarque, o que inclui um trajeto de duas milhas de carro e a subida na estação de embarque.

Estadão
Publicidade
Publicidade