PUBLICIDADE

Governo de Palo Alto lança iniciativa de dados abertos

31 jul 2012 - 13h03
Compartilhar

A cidade norte-americana da Palo Alto, no estado da Califórnia, conhecida por abrigar empresas de tecnologia como Google e Facebook, está dando outro passo na inovação digital: uma plataforma governamental de dados abertos. De acordo com o site Mashable, o anúncio da novidade foi feito nesta terça-feira.

Informações públicas da cidade californiana serão disponibilizadas para uso livre da comunidade e desenvolvedores
Informações públicas da cidade californiana serão disponibilizadas para uso livre da comunidade e desenvolvedores
Foto: Wikimedia Commons / Divulgação

A tecnologia de nuvem para dados abertos Junar foi utilizada no projeto, que visa disponibilizar dados públicos abertos para que a população de Palo Alto e demais interessados possam ter uma nova experiência em visualização das informações governamentais, e a partir delas criar novos aplicativos que possam melhorar a vida em comunidade, por exemplo.

Inicialmente, a iniciativa irá abrir os seguintes dados: informações do censo de 2010 da cidade; condições de pavimentação urbana; localização de árvores; ciclovias e trilhas de caminhadas; nível de água em enseadas; previsão de chuva; e dados de utilidade pública.

Para autoridades de Palo Alto, este é o primeiro passo para uma iniciativa de governo aberto. "Temos pensado muito sobre como você pode proporcionar um melhor governo através do uso da tecnologia. Isso começa com os dados, ao se ter uma plataforma que possa oferecer dados ricos para a nossa cidade e qualquer outra pessoa interessada. Estamos começando de um ponto no qual podemos construir a nossa experiência e levar a comunidade junto conosco", disse Jonathan Reichental, chefe do escritório de informação de Palo Alto, em entrevista ao Mashable.

As inciativas de dados abertos são uma tedência que pode ser observada globalmente. No Brasil, a Lei de Acesso à Informação determina que governos disponibilizem dados públicos em formatos abertos para que qualquer pessoa possa acessar. E o próprio texto do Marco Civil da internet foi construído de forma colaborativa.

Durante o 13º Fórum Internacional Software Livre (fisl13), que aconteceu na semana passada em Porto Alegre (RS), o consultor Marcelo Branco falou ao Terra sobre como a tecnologia pode ajudar a melhorar a democracia, e desta nova relação que começa a surgir entre os governos e a sociedade.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade