PUBLICIDADE

Roku TV é uma grata surpresa em preço e usabilidade

Empresa de streaming e fabricante de monitores firmaram parceria para o desenvolvimento de smart TVs; confira nosso review do produto

17 set 2020 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil é um território central da América Latina para quem quer conquistar mais espaço na chamada "guerra do streaming". As marcas de televisores inteligentes e conversores possuem muito o que apostar e investir nesse cenário. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), os brasileiros têm acessado mais a internet pela TV, com um crescimento de 7 pontos percentuais em comparação a 2018.

Mediante essa oportunidade, a empresa de streaming americana Roku desembarcou no Brasil em janeiro deste ano. Para entrar de vez no mercado nacional, a companhia anunciou uma parceria com a fabricante de monitores AOC. Juntas, ambas corporações lançaram dois aparelhos televisores inteligentes: um de 32 polegadas com resolução HD; e outro com 43 polegadas com resolução Full HD. Enquanto a companhia asiática se dedica ao hardware, a norte-americana fica responsável pelo software, isto é, o sistema de navegação e consumo de conteúdo dentro dos televisores.

A Roku é uma empresa de streaming criada em 2008 nos Estados Unidos
A Roku é uma empresa de streaming criada em 2008 nos Estados Unidos
Foto: Brendan McDermid/File Photo / Reuters

Com produção em território nacional no Polo Industrial de Manaus, a Roku e a AOC conseguiram diminuir os custos de sua produção para, assim, entregar um produto de ótima qualidade com um preço competitivo. Na data de publicação deste texto, a televisão de 32 polegadas tem preço sugerido de R$ 1.199, enquanto a de 43, R$ 1.999. Os dois produtos contêm o sistema de navegação da empresa de streaming, que conecta o aparelho com mais de 5 mil canais de conteúdo.

O Terra pôde testar a televisão Roku + AOC de 43 polegadas e dá o seu veredito sobre o aparelho. Confira:

Design minimalista

A partir do momento que você tirar a televisão da embalagem, percebe-se que o produto tem um design minimalista. Com bordas finas, do tamanho de um dedo mínimo, a tela ganha mais destaque e mostra que o intuito do aparelho e favorecer a imersão. Outra questão que carrega esse aspecto de é o processo de montagem e instalação, que pode ser feito rapidamente, em pouco menos de 10 minutos. Para a televisão ficar de pé, basta pegar os dois "pés" que vêm na caixa, encaixá-los e rosquear com uma chave.

A Roku TV, que é fabricada pela AOC, chegou ao Brasil em janeiro deste ano
A Roku TV, que é fabricada pela AOC, chegou ao Brasil em janeiro deste ano
Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo que prega um design minimalista, a composição do aparelho também procura centralizar o consumo de mídia do consumidor. Há diversos tipos de entrada, que conectam os mais diversos tipos de aparelho. Há três entradas para cabos HDMI, que podem servir tanto para videogames, quanto para aparelhos de televisão fechada, uma conexão para antena, cabo Ethernet e também dispositivos mais datados que necessitam de entrada RCA - os famosos pinos amarelo, vermelho e branco, que eram muito comuns em televisores mais antigos.

Controle físico ou digital

Uma das grandes vantagens da televisão inteligente é o poder de escolha que o sistema oferece ao usuário, que pode navegar pelo aparelho da forma que julgar mais conveniente: pelo controle remoto; ou pelo app "Roku", que pode ser baixado na biblioteca do Google Play Store e da Apple Store. Enquanto o controle físico é leve e contém botões de atalho para quatro dos principais serviços de streaming disponíveis - Netflix, Globoplay, HBO GO e Google Play -, a aplicação não só emula o controle físico, como também oferece a opção de escrever com o teclado do smartphone e escutar a saída de som por um fone de ouvido.

Navegação simplificada

Como dito no início deste texto, a Roku entra na parte do software do aparelho, desenvolvendo e melhorando o sistema de navegação. Com um design simples e intuitivo, a plataforma tem muita semelhança com tela de um smartphone. Tanto os canais HDMI, quanto os de antena, RCA e os demais serviços agregados são disponibilizados em pequenas janelas, que lembram demais os ícones dos sistemas operacionais de celulares. Além disso, o menu de configurações da televisão fica à esquerda do visor, meio "escondido", dando maior visibilidade para os conteúdos da página inicial e só aparece quando o próprio usuário clicar com o botão esquerdo do direcional do controle remoto.

A biblioteca de aplicativos

A quantidade de serviços de streaming é realmente grande e deve agradar aos mais variados tipos de consumidores. Os principais serviços de conteúdo estão presentes na plataforma Roku, como é o caso da Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, HBO GO, YouTube, Spotify e Telecine. No menu à esquerda, é possível realizar uma pesquisa geral por novos conteúdos, como, por exemplo, inserir o nome de um filme ou de um ator ou atriz favorito. Como resposta, o sistema irá pesquisar no catálogo em quais serviços disponíveis, pagos ou gratuitos, o usuário poderá encontrar o que procura.

O veredito

A televisão Roku + AOC de 43 polegadas é um ótimo dispositivo e possui um preço competitivo para o mercado de aparelhos inteligente. Com um design minimalista e uma plataforma de navegação fluida e repleta de opções para consumo de conteúdo. Além disso, o usuário tem algumas pequenas vantagens que pode desfrutar por conta do aparelho, como, por exemplo, a possibilidade de controlá-lo pelo aplicativo, assim como utilizar fones de ouvido para ouvir o som emitido pela TV em seu smartphone. Há um "porém" que julgo necessário fazer para quem quiser comprar o aparelho. Caso a intenção por trás da aquisição de uma televisão inteligente seja a integração com assistentes virtuais, como a Alexa e o Google Assistente, ainda não há, por ora, essa possibilidade.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade