PUBLICIDADE

Gigantes de tecnologia têm mais um dia ruim na bolsa nesta sexta

Setor têm sido afetado por onda de realização de lucros após euforia com empresas digitais durante a quarentena; eleições nos EUA e clima de incerteza com pandemia também têm impacto

4 set 2020 - 15h05
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários

As gigantes de tecnologia operam em queda nas bolsas de Nova York pelo segundo dia consecutivo. As ações da Amazon e do Facebook caíam cerca de 4% nesta sexta-feira, 4, às 14h (horário de Brasília), enquanto as da Apple registravam queda de 2,8%. O tombo acontece após a Apple perder quase US$ 180 bilhões em valor de mercado nesta quinta, a maior perda diária para qualquer companhia na história.

As baixas são atribuídas a um movimento de realização de lucros. Os executivos de Amazon, Facebook, Microsoft e Tesla perderam, juntos, US$ 25 bilhões em seus patrimônios líquidos depois da queda desta quinta.

O índice Nasdaq, que reúne as principais empresas de tecnologia, registrava queda de cerca de 2% nesta sexta-feira, 4, às 14h (horário de Brasília). "Tivemos avaliações excessivas nos mercados ultimamente — particularmente no setor de tecnologia — e isso precisava ser corrigido até certo ponto", disse Scott Knapp, estrategista-chefe de mercado do CUNA Mutual Group, ao canal americano de TV CNBC. "Não é preciso olhar além do recente aumento irracional nos preços das ações da Tesla e da Apple depois que ambas as empresas anunciaram um desdobramento de ações para ver a super exuberância, especialmente entre os investidores de varejo".

Às 14h desta sexta (horário de Brasília), as ações da Alphabet, dona do Google, operavam em queda de 4,5% e as da Microsoft em 3,2%. A Netflix também viu suas ações recuarem em 4%. Os papéis da Tesla caíam 1%.

Nos últimos meses as empresas de tecnologia registraram bom desempenho nas bolsas mundiais, movimento impulsionado principalmente pelo isolamento social, que tem estimulado o uso de aparelhos e serviços online pelas famílias e empresas que seguem o confinamento.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade