Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Microplásticos nas garrafinhas: um litro de água contém 240.000 fragmentos de plástico detectável

Estudo analisou 20 marcas e apenas uma está livre dos contaminantes

28 abr 2026 - 15h06
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Melhor sabor, odor e motivos de saúde. Essas são as principais razões pelas quais as pessoas bebem água engarrafada, de acordo com um estudo da Universitat Autònoma de Barcelona. Mas, apesar dessas benesses, um novo estudo mostra que a água engarrafada tem micro e nanoplásticos em quantidades muito maiores do que as antes previstas.

Alguns pesquisadores da Universidade Columbia analisaram três marcas populares de água engarrafada nos Estados Unidos (cujos nomes não foram divulgados) em busca de micro e nanoplásticos. Para isso, usaram uma nova técnica chamada microscopia de dispersão estimulada Raman, baseada em sondar as amostras com dois lasers simultâneos ajustados para fazer moléculas específicas entrarem em ressonância.

Analisando sete plásticos comuns, os pesquisadores desenvolveram um algoritmo para interpretar os resultados. De acordo com Wei Min, coinventor da técnica e coautor do estudo em questão, "uma coisa é detectar e outra é saber o que você está detectando".

O estudo revelou que um litro de água engarrafada contém, em média, 240.000 fragmentos de plástico detectável, entre 10 e 100 vezes mais do que as estimativas anteriores. Os pesquisadores afirmam ter encontrado entre 110.000 e 370.000 fragmentos de plástico em cada litro, dos quais 90% eram nanoplásticos. Nesse sentido, é importante lembrar a diferença entre micro e nanoplásticos:

Xataka
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra