PUBLICIDADE

Empresário norte-americano aposta em novo Vale do Silício no oeste da França

6 dez 2017 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários

Quando Rob Spiro deixou São Francisco para se instalar na França com sua esposa e filho em 2016, a família escolheu uma cidade de tamanho médio na costa oeste da França, diante da crescente cena startups de Paris.

Aos 32 anos, o empresário e o antigo gerente de produto do Google já fundaram duas startup, incluindo uma adquirida pelo Google por 50 milhões de dólares em 2010.

Em Nantes, a sexta maior cidade da França, ele vê o potencial de uma versão menor do Vale do Silício, que abriga os gigantes tecnológicos Apple, Facebook e o Alphabet.

"O que todos em Nantes vêem e experimentam é que existem milhares de pessoas que se mudam de Paris", disse ele na aceleradora de startups, Imagination Machine. "Eles estão procurando uma melhor qualidade de vida, mas querem permanecer em uma cidade que seja ativa e dinâmica."

Nantes em si é parte da imagem promocional. A cidade ficou em segundo lugar depois de Bordeaux entre as cidades para onde os executivos parisienses desejariam se mudar, de acordo com uma pesquisa de agosto para o site de recrutamento Cadremploi.fr.

"Aqui está a estratégia para se tornar o próximo Vale do Silício: torne-se um lugar onde pessoas, especialmente jovens, querem viver", disse Spiro.

Com os investimentos de capital de risco que atingem novos recordes na Europa, a concorrência para atrair novas empresas de tecnologia vai além das três metrópoles usuais -Londres, Paris, Berlim- e agora inclui cidades menores que apostam em sua própria diversidade de escolas, centros de pesquisa, investidores e cultura para atrair gigantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade