PUBLICIDADE

Dois bancos australianos estão entre os seis que foram vítimas de aplicativos falsos

20 set 2018 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários

Clientes de seis bancos, incluindo dois dos maiores credores da Austrália, tiveram seus dados pessoais roubados por aplicativos bancários falsos na Google Play Store, disse uma empresa de segurança na internet.

A ESET, empresa de software de segurança sediada na Eslováquia, disse que os aplicativos oficiais foram baixados mais de mil vezes desde que foram enviados à loja Google Play em junho.

Além do australiano Commonwealth Bank e do Australia and New Zealand Banking Group, bancos no Reino Unido, Nova Zelândia, Suíça e Polônia foram alvos, disse a empresa em seu site.

O esquema provavelmente foi trabalho de um único hacker, acrescentou. Os aplicativos e sistemas dos bancos não foram comprometidos.

"Esses grupos estão envolvidos em phishing, obtendo suas credenciais de acesso para seu banco, ou suas informações de cartão de crédito e, em alguns casos, ambos", disse Nick Fitzgerald, pesquisador da ESET, à Reuters nesta quinta-feira.

Uma porta-voz do Google se recusou a comentar o assunto, dizendo que a empresa não fala sobre aplicativos individuais.

Uma porta-voz do ANZ disse que um cliente alertou o banco para o aplicativo falso em junho.

"Trabalhamos de perto com a equipe do Google Play para que o aplicativo fosse removido em algumas horas", disse ela.

O Commonwealth Bank se recusou a comentar.

Uma porta-voz do Auckland Savings Bank, que pertence ao Commonwealth Bank, disse que os clientes alertaram sobre o golpe em meados de maio e imediatamente pediram que o aplicativo falso fosse retirado. "Nenhum cliente perdeu dinheiro como resultado deste problema", disse ela.

A ESET não disse exatamente quantas pessoas foram afetadas pelo golpe.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade