PUBLICIDADE

Como comoção causada por morte de filho fez pais descobrirem sua vida secreta

Mats Steen morreu aos 25 anos por causa de grave doença degenerativa; pais achavam que filho teve vida solitária; mas quando anunciaram sua morte, não tinham ideia das reações que isso provocaria; história é contada em podcast da série 'Que História!'.

13 mar 2020 - 14h14
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Mats Steen tinha 25 anos quando morreu, em um hospital em Oslo, Noruega, por causa de uma grave doença degenerativa com a qual conviveu desde o nascimento.

Seus pais, Robert e Trude Steen, sempre lamentaram as limitações impostas ao filho, que já não podia andar desde os sete anos e passava horas trancado no quarto, frente a um computador.

"A gente achava aquilo triste", contou Robert ao programa Outlook da BBC. "Era triste saber que ele não podia levar uma vida normal. Levava uma vida solitária. Os poucos amigos que tinha eram amigos da família. Raramente saía de casa."

Quando Mats tinha quatro anos, os pais começaram a notar pais começaram a notar um comportamento incomum no menino: 'Ele evitava correr, cada vez mais... E gostava muito de ficar sentado'
Quando Mats tinha quatro anos, os pais começaram a notar pais começaram a notar um comportamento incomum no menino: 'Ele evitava correr, cada vez mais... E gostava muito de ficar sentado'
Foto: Família Steen / Arquivo pessoal / BBC News Brasil

O funeral era para ser uma ocasião reservada e modesta, com parentes e alguns amigos. Mas, poucas horas depois de anunciar o falecimento de Mats em um blog que o filho mantinha, começaram a aparecer mensagens de pessoas desconhecidas — muitas de outros países — extremamente chocadas e que pareciam conhecer Mats a fundo.

Lord Ibelin Redmoore 'era uma pessoa em que todos confiavam, não importava se teu dia estivesse ruim, ele esteva sempre ali para conversar'
Lord Ibelin Redmoore 'era uma pessoa em que todos confiavam, não importava se teu dia estivesse ruim, ele esteva sempre ali para conversar'
Foto: Blizzard Entertainment / BBC News Brasil

E foi assim que os pais souberam, do nada, que o filho manteve, por mais de uma década, uma vida secreta em um mundo paralelo — o mundo virtual do jogo de aventura World of Warcraft. Um mundo em que Mats era querido e amado por várias pessoas, que fizeram questão de se despedir do amigo, ao lado de seus pais, em seu funeral em Oslo.

A vida secreta de Mats é contada em um podcast da série Que História!, da BBC News Brasil.

Como ouvir o podcast

A primeira temporada de Que História!, produzida e apresentada por Thomas Pappon, terá dez episódios, que serão disponibilizados semanalmente nas principais plataformas de podcast, como Apple, Spotify, Overcast e Castbox.

Além dessas há várias plataformas e apps que oferecem assinaturas do podcast — o que permite que cada novo episódio seja baixado automaticamente em seu dispositivo ou computador assim que for disponibilizado (toda sexta-feira, às 06h00 em Brasília).

Há também apps leitores de códigos RSS.

Alguns links para o Que História! em plataformas de podcast:

Para acessar feeds RSS em dispositivos móveis, é preciso baixar um app leitor de RSS; para acessá-los em desktop, é preciso instalar uma extensão para navegadores como Chrome ou Mozilla Firefox.

Ouça também os episódios publicados anteriormente

'Você tossiu em mim?': medo de coronavírus causa briga em trem na Austrália:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade