PUBLICIDADE

Quais são as 10 cidades do mundo melhor preparadas para o futuro?

8 nov 2017 - 18h24
Compartilhar
Exibir comentários

As chamadas "cidades inteligentes" são uma tendência real. Não basta apenas oferecer uma internet veloz e de qualidade, mas a conectividade trazida pela Internet das Coisas revolucionará a forma como vivemos em sociedade. E já existe toda uma coleta de dados sobre questões como tráfego urbano, níveis de poluição e uso de energia para tornar as cidades mais eficientes e seguras, ainda que tudo isso signifique que a população perderá, cada vez mais, sua privacidade.

Cidade inteligente
Cidade inteligente
Foto: Canaltech

Mas, deixando as questões éticas de lado, quais cidades do mundo atual já estariam melhor preparadas para esse futuro? De acordo com a EasyPark Group, startup que rastreia dados de estacionamentos em grandes cidades, as cidades inteligentes devem ser digitalizadas, em primeiro lugar, com 4G, pontos de Wi-Fi abundantes e alto uso de smartphones. Além disso, é preciso que o transporte e a mobilidade urbana sejam baseadas em conhecimento inteligente, contando com sensores e aplicativos. "Uma cidade inteligente é sustentável, com foco em energia limpa e projeção ambiental. Além disso, deve existir um excelente acesso online a serviços governamentais e um alto nível de participação cidadã".

Somente com base nessa descrição podemos concluir que não há nenhuma cidade brasileira preparada para se tornar realmente inteligente por enquanto, mas a empresa analisou 500 cidades em todo o mundo, classificando-as em 18 categorias para determinar quais são as 10 regiões que se tornarão inteligentes antes de todas as outras. São elas:

10) Melbourne, na Austrália

A cidade australiana recebeu uma pontuação perfeita em sua conectividade 4G, e, em todo o país, é o município onde há a velocidade de download da internet móvel, com 47,49 mbps.

9) Genebra, na Suíça

Genebra priorizou sua infraestrutura para ser eficiente em energia em seus edifícios e também no transporte público. A cidade planeja, até 2020, reduzir suas emissões de dióxido de carbono em 21% abaixo dos níveis registrados em 2005.

8) Amsterdã, nos Países Baixos

É uma das cidades do mundo onde há as incubadoras de startups mais bem-sucedidas, promovendo soluções para problemas mundiais com o avanço da tecnologia.

7) São Francisco, nos Estados Unidos

A cidade norte-americana foi listada pelos mesmos critérios que elegeram Amsterdã: seu alto nível de startups com propostas palpáveis para solucionar problemas em todo o mundo.

6) Tóquio, no Japão

Tóquio entrou no ranking graças a seu sistema ferroviário para lá de eficiente, com mais de 100 linhas de trem e 14 bilhões de passageiros sendo transportados todos os anos.

5) Boston, nos Estados Unidos

Sua região metropolitana conta com várias faculdades das mais relevantes do mundo, incluindo o MIT e Harvard. Por isso, é um centro urbano de inovação.

4) Zurique, na Suíça

A cidade suíça tem um plano urbano público que inclui uma alta porcentagem de espaço verde, sendo enumerada como a quarta cidade do mundo mais preparada para o futuro.

3) Estocolmo, na Suécia

Neste município, uma grande parcela dos ônibus e trens urbanos usam combustíveis limpos para funcionar. 52% da energia sueca é proveniente de fontes renováveis.

2) Singapura, no Sudeste Asiático

De acordo com um estudo conduzido pela Siemens em 2014, Singapura conta com uma rede de transporte público que é uma das mais econômicas do mundo.

1) Copenhague, na Dinamarca

E o primeiro lugar na lista de cidades mais preparadas para se tornarem inteligentes é a capital dinamarquesa, que possui um ecossistema saudável, um grande número de hotspots de Wi-Fi para a população, e uma quantidade relativamente baixa de congestionamento no trânsito local. A cidade também vem investindo pesado em energias limpas, e pretende se tornar 100% livre de emissões de carbono até o ano de 2025.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade