PUBLICIDADE

Phablets serão mais populares do que smartphones em 2019, segundo estudo

5 dez 2017 - 18h10
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com um novo estudo divulgado pelo IDC, os phablets serão mais populares em 2019 do que os smartphones menores. Caracteriza-se como um phablet os dispositivos cujos displays têm dimensões entre 5,5 e 7 polegadas, sendo um intermediário entre smartphone e tablet.

phablets
phablets
Foto: Canaltech

Em 2017, os dispositivos do tipo phablet representaram 40% de todos os envios de smartphones no mundo, e a expectativa é de que esse índice aumente para 59% em 2021. Espera-se que o crescimento anual da venda de phablets seja de 18%, atingindo o primeiro bilhão de unidades vendidas daqui a 3 a 4 anos, enquanto a venda de smartphones menores deverá cair em 7,4% no mesmo período.

Entre os motivos pelos quais o mercado e os usuários estão dando mais atenção para os phablets, está o fato de que uma tela grande acomoda uma maior quantidade de aplicativos de uma só vez, facilitando o uso do aparelho. Segundo o IDC, usuários de phablets tendem a abrir 21% mais apps do que aqueles que usam aparelhos de 4 polegadas, permanecendo mais tempo com o aplicativo aberto.

Ainda, displays grandes proporcionam uma melhor experiência ao se assistir vídeos e jogar pelo celular, e também facilitam a leitura de documentos, notícias e e-books.

Android à frente do iOS

Nessa tendência, os aparelhos que rodam Android estão à frente dos iPhones. Isso porque phablets com o sistema do robô verde começaram a surgir cerca de três anos antes de a Apple decidir lançar smartphones maiores, sendo que a Samsung foi a primeira a embarcar nessa tendência, lançando o Galaxy Note em 2011.

Isso sem falar na variedade de modelos com configurações e atrativos diferentes, coisa que não acontece tanto assim na família de produtos da Maçã. Ainda, o preço também entra como fator relevante nessa questão. Entretanto, a companhia de Cupertino embarcou, de vez, no mundo dos displays maiores, sendo que seus lançamentos mais recentes (os iPhones 8, 8 Plus e X) fazem parte desta categoria, havendo apenas uma única opção de smartphone com tela pequena (o iPhone SE).

O IDC prevê também que, até 2021, os phablets representarão 91% das vendas de dispositivos com Android, um aumento de 75% em relação aos números registrados em 2016.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade