PUBLICIDADE

Opera 51 está no ar com novos recursos e funcionalidades

9 fev 2018 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma série de testes na fase beta, o Opera 51 finalmente foi lançado ao público nesta sexta-feira (09) em sua versão estável, oferecendo diversas funcionalidades novas e otimizações de performance para deixar a navegação mais leve e rápida.

De acordo com os testes realizados pela própria Opera, a nova versão do browser foi 38% mais ágil quando se fala em velocidade de navegação em relação ao Mozilla Firefox 58.

Adentrando nas novidades do Opera 51, agora é possível realizar scrolls rapidamente ao início do site com um simples clique na aba do site; com outro clique, é possível retornar exatamente no trecho em que você estava. A parte de marcadores também foi aprimorada com um sistema de importação e exportação de páginas favoritas mais amplo, possibilitando a fácil migração de um navegador para o outro.

Novo sistema de scroll rápido no Opera 51 (Reprodução: Opera)
Novo sistema de scroll rápido no Opera 51 (Reprodução: Opera)
Foto: Canaltech

Outra implementação relevante é a seção de acesso rápido a paginas fechadas recentemente e a abas abertas, localizada no canto superior direito, que exibe hierarquicamente todos os sites para que o usuário possa escolher qual deles deseja abrir novamente. Também foi adicionado uma nova ferramenta de abas fixadas, que podem se tornar permanentes mesmo no caso de o navegador ser reinicializado.

Há também a função de pop-ups de vídeo, com um botão que permite que o conteúdo multimídia retorne para a exibição convencional no site de origem, bastando passar o mouse sobre o título do vídeo e clicar em "retornar para a aba".

Função de retornar pop-ups de vídeo para a respectiva aba (Reprodução: Opera)
Função de retornar pop-ups de vídeo para a respectiva aba (Reprodução: Opera)
Foto: Canaltech

O Opera 51 já está disponível para download nos sistemas operacionais Windows, macOS e Linux, nos pacotes de instalação deb e RPM. Para conferir todas as novidades da versão estável é só acessar o blog oficial do navegador.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade