PUBLICIDADE

Intel revela seu primeiro chip voltado para inteligência artificial

17 out 2017 - 18h48
Compartilhar
Exibir comentários

Com previsão para chegar ao mercado ainda em 2017, a Intel acaba de anunciar o NNP (Nervana Neural Network Processor), seu primeiro chip dedicado à inteligência artificial. Com o processador, a Intel pretende oferecer a tecnologia necessária para que outras empresas desenvolvam uma nova classe de aplicações com IA.

Intel NNP Nervana Neural Network Processor
Intel NNP Nervana Neural Network Processor
Foto: Canaltech

A Intel prevê que o NNP poderá revolucionar pelo menos quatro áreas, como saúde, mídias sociais, indústria automotiva e clima. No setor da saúde, o novo chip poderá usar a IA para diagnosticar doenças em estágio inicial com mais precisão, auxiliando em pesquisas contra males como o câncer ou Parkinson, por exemplo.

Já nas mídias sociais, o novo processador pode oferecer experiências mais personalizadas, além de segmentar anúncios com mais eficácia, enquanto na indústria automotiva, o chip pode cumprir papel auxiliar no desenvolvimento de carros autônomos.

Ainda, o NNP é capaz de ampliar a capacidade de meteorologistas preverem as mudanças climáticas, graças à sua enorme capacidade de processamento de dados. Sendo assim, o chip pode ajudar a prever coisas como a velocidade do vento, a temperatura da água e outras informações que influenciam no trajeto de um furacão, por exemplo.

E esse primeiro processador voltado para o processamento de IA é somente o primeiro de toda uma nova família. Segundo a Intel, as próximas gerações do chip aumentarão gradativamente sua capacidade, sendo que sua performance deverá crescer 100 vezes até o ano de 2020.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade