PUBLICIDADE

IFA GPC 2018: esquentando os motores para o evento de Berlim

23 abr 2018 - 01h03
(atualizado às 17h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Entre os dias 19 e 22 de abril, mais de 360 jornalistas de cerca de 60 países se reuniram em Roma, na Itália, para conferir uma prévia do que podemos esperar da IFA 2018, que acontece entre os dias 31 de agosto e 05 de setembro.

Durante a IFA Global Press Conference (GPC) deste ano, foi possível ouvir representantes de grandes marcas do mercado de tecnologia, como Philips, TCL, Sharp, Fitbit, entre outras. Confira os principais destaques apresentados:

TVs 8K

Como já era de se esperar, as TVs com altíssima resolução vão ser mesmo a grande atração da IFA deste ano. Enquanto a Sharp trouxe para a GPC a novidade de que sua TV 8K anunciada no ano passado vai deixar o Japão e passar a ser comercializada também na Europa - por "modestos" 12 mil euros -, a TCL também marcou presença na conferência e mostrou aos jornalistas imagens do evento realizado na última semana em São Paulo, onde anunciou Neymar como estrela da sua campanha de marketing global.

  • Sharp lança TV 8K de 12 mil euros na Europa

Números da empresa de pesquisa de mercado GfK, que também foram apresentados em Roma, mostraram que os consumidores estão dispostos a investir ainda mais em televisores, já que o ticket médio para compra deste tipo de aparelho passou de US$ 488, em 2016, para US$ 502, em 2017. 

GfK apresenta números do mercado para 2018 (Foto: Joyce Macedo / Canaltech)
GfK apresenta números do mercado para 2018 (Foto: Joyce Macedo / Canaltech)
Foto: Canaltech

Saúde 

Outro tema que marcou presença durante a conferência foi a tecnologia a favor da saúde e do bem-estar dos usuários. A Philips levantou a bola de como a ciência de dados, Inteligência Artificial e outros recursos podem ajudar a conectar consumidores com profissionais da saúde, melhorando de forma significativa nossa qualidade de vida.

Entre a demonstração de uma versão aprimorada do SmartSleep, sua headband que monitora e ajuda a melhorar a noite de quem resolve usar o acessório, a empresa também mostrou o Somneo, um aparelho com diversas opções de configurações que permite ao usuário ajustar seu brilho e luminosidade de acordo com sua preferência. O Somneo combina luz e sons relaxantes para melhorar a qualidade do sono e também para funcionar como um despertador menos agressivo para quem sofre na hora de sair da cama.

Já a conhecida FitBit reforçou o anúncio do Versa, seu novo smartwatch lançado em março deste ano. Novidades como recursos que acompanham a saúde da mulher também foram apresentados para o relógio inteligente.

  • Versa | Novo smartwatch da Fitbit tem bateria com quatro dias de duração

Inteligência Artificial 

A I.A. também foi muito citada durante a IFA GPC, sendo apontada como o próximo maior game changer do mercado. Suas principais aplicações incluem reprodução de músicas e vídeos, resposta para perguntas, leitura de notícias e informações como clima, além de ajudar os usuários a organizar sua agenda e lista de tarefas.

Ainda de acordo com dados da GfK, o aumento na venda de dispositivos com recurso de voz é impressionante, mas o curioso é que, mesmo com tantas aplicações possíveis, duas a cada três pessoas que usam assistentes pessoais atualmente, aproveitam o recurso para ouvir música.

Outro dado interessante apresentado pela consultoria é que o Brasil está em segundo lugar quando o assunto é casa conectada: 57% dos brasileiros disseram acreditar que as smart homes terão grande impacto nas suas vidas. O país ficou atrás apenas da China (75%).

Smartphones

Quem apareceu para representar o mercado de smartphones durante a IFA GPC deste ano foi a Huawei, que reforçou detalhes dos recém-lançados modelos da família P20. A parceria com a Leica na poderosa câmera tripla do P20 Pro e com a Porsche Design também foi reforçada durante a apresentação da fabricante chinesa.

Vale lembrar que a IFA Berlim já foi palco de muitos anúncios importantes no mercado de smartphones, incluindo o Moto X4 e o LG V30, que apareceram na edição de 2017 da feira.

Criação da artista alemã Anne Lehmann para a IFA GPC 18 (Foto: Divulgação)
Criação da artista alemã Anne Lehmann para a IFA GPC 18 (Foto: Divulgação)
Foto: Canaltech

A IFA é um dos maiores eventos de eletrônicos de consumo e eletrodomésticos do mundo. A feira acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, e teve sua primeira edição em 1924.

*A jornalista viajou para Roma a convite da IFA Berlim.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade