PUBLICIDADE

Cryptokittens: crie gatos virtuais que podem valer uma grana em moedas digitais

14 dez 2017 - 19h27
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Cryptokitties é um game que junta duas coisas que a internet ama: gatinhos fofos e criptomoedas. Nele, você pode comprar os bichinhos de estimação usando Ether, a moeda digital da Ethereum. É possível comprar os gatos, vendê-los e ainda fazer cruzamentos entre os felinos para gerar mais gatinhos. E mais dinheiro. Em apenas alguns dias depois do lançamento do jogo, os gamers já haviam gasto mais de US$ 3 milhões nos gatinhos criptovaliosos.

Cryptokitties
Cryptokitties
Foto: divulgação / Canaltech

Outro dado interessante sobre o jogo é que todas as trocas por lá feitas, por se tratarem de trocas de valores ether, estão devidamente registradas no blockchain, pois são trocas de valores de criptomoedas. E, se estão ocorrendo trocas de valores de moedas digitais, obviamente isso sobrecarrega a rede de processamento de transferências de criptomoedas. Um dos problemas enfrentados pelos jogadores de Cryptokittens é justamente a sobrecarga, que às vezes não permite que os bichinhos sejam transferidos de uma conta a outra justamente por excessos na rede de transferência de quantias digitais, que só consegue lidar com até 25 transações por segundo.

Até o início dessa semana, mais de US $ 12 milhões em ether foram negociados através do game. Os cinco gatinhos mais raros do game foram vendidos por mais de US $ 100 mil cada. Pode ser apenas um jogo, mas é também uma forma de provar que os ativos podem ser negociados de forma natural, até infantil, usando plataformas descentralizadas e sem o envolvimento de terceiros, como era o início desde o desenvolvimento embrionário das criptomoedas.

E há quem prefira essa forma lúdica de operar criptomoedas: Todd, um designer de softwares de 30 anos que mora em Austin, no Texas, já tem mais de 35 criptogatos e, apesar de ter gastado 30 ether no jogo, os bichanos que possui valem mais de 99 ethers, um ganho hipotético de mais de 42 mil dólares. Mas Todd avisa: "(No jogo) há uma barreira para iniciar, a menos que você tenha ao menos 5 ether para investir, é muito difícil começar no jogo". Apesar do sucesso, as habilidades de jogador de Todd não são perfeitas: no seu primeiro dia de jogo, ele pagou US$ 470 em um felino que não valia, no jogo, mais de 20 dólares. Mas todos os gatos são lindos, independentemente de quantos ethers eles valham, não acha?

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade