PUBLICIDADE

Apple anuncia fim do serviço iTunes LP

7 mar 2018 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

A Apple confirmou nesta semana que o serviço iTunes LP está prestes a ser encerrado. Em comunicado enviado à imprensa americana, a empresa afirmou que deixará de aceitar o envio de álbuns completos com características extras ainda neste mês, lançando aqueles que já foram submetidos de acordo com a data estipulada pelas gravadoras e, após isso, encerando completamente o funcionamento do serviço.

Os conteúdos já existentes pela plataforma, entretanto, continuarão no ar, tanto para serem adquiridos quanto para download por aqueles que já fizeram a compra de tais materiais. A ideia da Apple, entretanto, é que, daqui em diante, os usuários utilizem as outras ofertas da Apple no segmento fonográfico, principalmente o Apple Music, que também conta com o lançamento cotidiano de conteúdo extras e materiais exclusivos dos artistas.

iTunes LP entregava álbuns musicais cheios de extras (Imagem: Apple)
iTunes LP entregava álbuns musicais cheios de extras (Imagem: Apple)
Foto: Canaltech

A ideia do iTunes LP, lançado em setembro de 2009, era criar experiências interativas durante a escuta de álbuns completos. Na medida em que as músicas iam tocando, e utilizando o software de mídia da Apple, os usuários tinham acesso a recursos multimídia, acompanhando as letras das canções e vendo fotos ou imagens de bastidores do processo de gravação.

De início, a iniciativa não colou tão bem, contando apenas com um número limitado de lançamentos. Aos poucos, entretanto, a proposta foi ganhando corpo e a participação de artistas renomados como Justin Timberlake, Iron Maiden, Oasis, Mariah Carey e Pearl Jam. O iTunes LP também ganhou destaque quando o portfólio dos Beatles chegou à loja online, com direito a alguns álbuns usando o recurso para entregar conteúdo extra e exclusivo.

Entretanto, a noção é que a funcionalidade nunca foi parte central da estratégia musical da Apple. Com a chegada do Music e a mudança da forma de consumo, com os usuários preferindo o streaming ao download, então, o LP acabou sendo mais e mais deixado de lado até que, no início deste ano, surgiram os relatos, agora confirmados, de que o recurso estaria sendo descontinuado.

Canaltech Canaltech
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade