PUBLICIDADE

Aplicativo ajuda a encontrar emprego - para os outros

App une quem está desempregado a voluntários que publicam vagas de trabalho colaborativamente.

11 mai 2022 02h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

Desempregada, Ângela Gonçalves procurava há meses por uma oportunidade de trabalho para a posição de cozinheira, sem sucesso. Na internet, encontrou um aplicativo que conecta candidatos a voluntários que publicam vagas de emprego de forma colaborativa, na intenção de ajudar o próximo a se colocar no mercado.

A paulista de Guarulhos acessou o app Trampolim, cadastrou suas informações de contato e teve acesso há mais de 2 mil vagas na região, publicadas por terceiros. Desde então, foi chamada para uma entrevista em um restaurante e contratada como cozinheira. 

“O app me ajudou a achar um emprego de forma mais rápida e descomplicada. A entrevista foi muito boa e o processo de contratação muito simples”, relata ela.

A plataforma, desenvolvida durante a pandemia, atua como uma comunidade colaborativa de empregos. A ideia é simples, os usuários se cadastram e, além de acessar vagas de seu interesse, podem compartilhar oportunidades que beneficiem outros profissionais. Qualquer pessoa, contratante ou não, pode replicar vagas anunciadas em vitrines comerciais ou grupos online e divulgar no app a quem possa interessar. Assim, tanto quem procura quanto quem oferece trabalho, é ajudado.

“Muitas vezes, você já está empregado ou encontra uma vaga que não se encaixa no seu perfil, mas ela pode servir para outra pessoa. Essa colaboração é importante para ajudar na colocação de profissionais no mercado e dar visibilidade para vagas que normalmente não estão em sites tradicionais de emprego”, explica Bruno Rizzato, diretor de produtos da startup. 

Hoje existem mais de 2,5 mil vagas e mais de 20 mil usuários participando dessa corrente do bem.

O taxista Tiago de Castro é um desses voluntários. Morador da cidade de São Paulo, atualmente ele trabalha com corridas em apps de carona, mas colabora ativamente postando vagas que encontra anunciadas nas ruas da capital paulista, pensando em ajudar outros profissionais a encontrarem trabalho também.

"Quando eu vejo alguma vaga por onde passo, eu divulgo. Sempre tive o costume de postar no status das redes sociais, mas o alcance é muito limitado. Me identifiquei com o aplicativo porque ele é mais abrangente, é uma maneira mais expansiva de ajudar as pessoas”, conta o usuário do app.

Outro diferencial do Trampolim, é que as vagas são distribuídas conforme a geolocalização dos candidatos. Dessa forma, é possível encontrar oportunidades perto de casa e economizar com transporte e impressão de currículos. Rizzato lembra que o mapeamento de vagas é feito pela própria comunidade local. “Seja um morador ou alguém que esteja passando pela região, qualquer pessoa consegue captar a vaga e compartilhar na rede, contribuindo para que ela chegue até quem precisa”, explica o executivo.

Por fim, Bruno ressalta o caráter colaborativo do serviço. “A combinação de tecnologia e solidariedade possibilitou a conexão entre pessoas com necessidades e objetivos em comum. É comum vermos pessoas ajudando umas as outras na busca por emprego na internet e agora também no Trampolim. Quanto mais ferramentas dermos nas mãos das pessoas, mais elas vão se sentir como agentes de mudança”, conclui.

No momento, as áreas com mais oportunidades no app são: Vendas e Atendimento (30,7%), Serviços Gerais (24,1%), Indústria (11,4%), Administrativo (10,9%), Alimentação (7,9%) e Marketing e Comunicação (3,7%). 

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!

Homework Homework
Publicidade
Publicidade