0

Surto psicótico: entenda o quadro vivido pela modelo Eloisa Fontes

Conversamos com uma psiquiatra para saber mais sobre as causas, sintomas e tratamentos!

9 out 2020
19h29
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Surto psicótico: entenda o quadro vivido pela modelo Eloisa Fontes
Surto psicótico: entenda o quadro vivido pela modelo Eloisa Fontes
Foto: Reprodução/Instagram / Alto Astral

A modelo alagoana Eloisa Fontes, de 26 anos, tornou-se notícia durante esta semana após ser encontrada vagando desorientada pelo Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro. Essa não foi a primeira vez que ela apresentou um suposto episódio de surto psicótico. De acordo com a família, desde que Eloisa se mudou para Nova York, em 2019, já ficou desaparecida por cinco dias até ser encontrada por policiais locais, andando nua pelas ruas e confusa mentalmente.

Eloisa Fontes trabalha como modelo desde os 16 anos de idade e já posou para grandes grifes como Louis Vuitton e Dolce & Gabbana. Após passar um ano nos Estados Unidos, voltou ao Brasil no começo de 2020 - sem avisar aos familiares, indo morar junto com o namorado carioca. No entanto, os surtos não pararam e ela acabou saindo da casa do companheiro para viver em situação de rua em comunidades.

Quando socorrida pela polícia, a modelo ficava internada no hospital por alguns dias e sumia novamente. Agora, ela foi hospitalizada mais uma vez na capital fluminense e ainda não tem previsão de alta. Entenda melhor o quadro psiquiátrico e como ajudar a pessoa que está nessa situação.

Causas, sintomas e tratamentos do surto psicótico

Segundo a psiquiatra Jaqueline Bifano, os surtos psicóticos são "um quadro de desorganização da representação da realidade, que pode se fazer presente em diferentes transtornos psíquicos. Ele ocorre quando uma pessoa apresenta sinais de que está completamente transtornada com relação ao que é real". Os sintomas variam, podendo começar com delírios e alucinações até alterações comportamentais, que fazem com que o paciente perca a noção da realidade.

"Entre os sinais, temos o humor oscilante e alterado com muita rapidez, ansiedade, agressividade e isolamento", diz a médica. No caso de Eloisa Fontes, o quadro de psicose pode explicar seu desaparecimento por dias, a confusão mental e o fato de vagar por vias movimentadas de carros, como ocorreu em uma das vezes em que a família tentou resgatá-la após um surto. 

Esse tipo de episódio pode colocar em perigo a vida do paciente e de quem convive com ele. De acordo com as autoridades, a modelo corria risco de morte ao ser encontrada nesta terça-feira (6) no conjunto de favelas. Jaqueline explica que, nesses casos, é importante conseguir discernir se a pessoa está passando por um surto psicótico ou se apenas está agindo diferente do habitual por não saber lidar com alguma situação: "Por mais difícil que pareça, o ideal é manter a calma. É fundamental, também, prestar atenção se houve manipulação errada de medicamentos psiquiátricos durante o dia, além de tirar o paciente de locais em que haja muita movimentação".

Caso presencie um quadro de surto psicótico, retire também de perto da pessoa objetos que podem machucá-la e procure ajuda médica imediata. "O tratamento deve ser multidisciplinar, com médicos, psicólogos e terapeutas. O paciente precisa ser medicado para cessar a psicose, mas deve ser atendido por todos os profissionais citados, a fim de que haja promoção da saúde e reestruturação da sua vida social e convívio com os outros", finaliza a especialista.

Eloisa Fontes está internada no Instituto Municipal Philippe Pinel, na cidade do Rio de Janeiro, e seu estado de saúde é estável.

Consultoria: Jaqueline Bifano, psiquiatra, de Belo Horizonte (MG) | Entrevista e edição: Renata Rocha

Veja também:

Guerra Armênia x Azerbaijão: menina de 3 anos fica órfã após ataque com míssil
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade