PUBLICIDADE

Climatempo

SP ainda pode ter fortes pancadas de chuva na noite desta quinta

Capital teve 5 alagamentos intransitáveis no fim da tarde. Rajadas de vento à tarde chegaram a 73 km/h em Ituverava.

16 nov 2017 - 18h20
(atualizado às 21h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Com calor e umidade elevada, nuvens carregadas cresceram em diversas regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital, e provocaram temporais no fim da tarde sobre a Grande São Paulo, no  litoral e no interior.  

Depois do temporal do fim da tarde, a Grande São Paulo pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes durante a noite desta quinta-feira, 16, com a passagem de novas áreas de chuva que avançam do interior para a Grande São Paulo. O interior e o litoral também estão sujeitos a mais pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento.

Acompanhe a chuva pelos radares meteorológicos.

Temporal do fim da tarde

Na Grande São Paulo, a rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas registrou 2004 raios entre 16 e 19 horas, sendo que 225 ocorreram somente sobre a capital paulista.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou a ocorrência de 5 pontos de alagamento, todos intransitáveis e concentrados na zona leste, 4 em Itaquera e 1 na Penha. Houve transbordamento do córrego Tiquatira,  na zona Leste, região da Penha, das 18h31 às 19h05

Volumes de chuva

Em apenas 1 hora, entre 18 e 19 horas, o CGE registrou 32,6 mm em Itaquera, 30,8 mm na região da Vila Formosa, 22,8 mm no Paço Municipal de Mauá e 24,3 mm na Vila Prudente. Todos estes volumes são bastante elevados e considerados fortes para o período de 1 hora.

Granizo

Houve registro de granizo na região da Penha, segundo o CGE.

Imagem do temporal em São Paulo na tarde desta quinta-feira (16).

Foto: Climatempo

Foto de Beatriz Mayerhoffer, São Paulo - SP: arco-íris duplo na Vila Guarani

Foto: Climatempo

Foto de Heloísa Viegas, São Paulo - SP: duas visões de diferentes janelas do apartamento na Moóca

Foto: Climatempo

Foto de Vitor Hassan, São Paulo - SP 

Rajadas de vento

Por volta das 17h40, o aeroporto internacional de Guarulhos registrou rajada de vento de 50km/h.  Às 18 horas ocorreu outra rajada com 59 km/h. Na capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou duas rajadas com 57km/h no Mirante de Santana, entre 16 e 19 horas. Pelo interior, em Guaratinguetá, o aeroporto registrou ventos de 55km/h às 17h26. No aeroporto de Viracopos, em Campinas, as rajadas chegaram a 53km/h às 16h20. Já o INMET registrou radajas de até 73 km/h em Ituverava, 67km/h em Pradópolis, 63km/h em São Luís do Paraitinga e 65 km/h em Ariranha.

Foto: Climatempo

Granizo em Ribeirão Preto

Uma forte pancada de chuva com granizo caiu sobre a região de Ribeirão Preto, no norte do estado de São Paulo. A temperatura por lá, segundo medição do aeroporto local, chegou aos 34ºC.

Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo USP.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade