Sistema da Leapmotor será usado em carros da Stellantis
A Leapmotor chegou ao Brasil recentemente, mas já deve impactar o mercado de forma grandiosa. Foi decidido pela Stellantis que o sistema híbrido Reev será usado em carros de outras marcas do grupo, como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën ou Ram.
Herlander Zola, presidente do conglomerado para a América Latina, almoçou com a imprensa na última segunda-feira (9), mas evitou dar detalhes sobre o assunto: "Não sabemos quando nem quais modelos, mas é uma decisão tomada. Usaremos o sistema da Leap em outros modelos", declarou.
A transferência tecnológica foi um dos principais motivos para a Stellantis firmar parceria com a fabricante chinesa, na qual tem responsabilidade pela presença em mercados fora da China. O objetivo do acordo era compor a gama de marcas com uma empresa com apelo forte de eletrificação.
"Quando falamos de carro, a noção de modernidade muda com o tempo. Há alguns anos, o cliente via como moderno um carro conectado, com muitos recursos nesse sentido. Hoje isso passou a ser obrigação e o que o consumidor entende como moderno é um modelo elétrico ou híbrido", analisa Zola.
Como funciona o sistema Reev da Leapmotor?
O sistema Reev (Range-Extended Electric Vehicle) é o mesmo que equipa o modelo atual do C10. Na prática, ele é responsável por fazer o carro funcionar como um modelo elétrico de autonomia estendida. Já que o motor a combustão tem função apenas de abastecer a bateria. Em casos como esse, a tração do veículo é feita pelo propulsor elétrico.
Dessa forma, o sistema busca oferecer uma experiência de condução elétrica, porém sem a ansiedade de um possível esvaziamento da bateria sem um carregador por perto. No C10, a autonomia registrada é de 950 km, segundo o padrão europeu WLTP. É esperado que outras marcas chinesas tragam sistemas similares nos próximos meses.
Quais carros da Stellantis terão o sistema?
Apesar do suspense, é esperado que o primeiro carro da Stellantis a receber o sistema Reev seja o Jeep. Já que, no passado, foi confirmado que o C10 será montado na fábrica de Goiana (PE), onde são feitos os SUVs da marca.
A unidade de Pernambuco é responsável pela produção do Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro e da Ram Rampage. De forma que, é mais provável que um desses modelos ganhe a variação híbrida com o sistema Reev em breve.
Ver essa foto no Instagram