PUBLICIDADE

Sérgio Moro visita Bolsonaro no hospital: "O homem é forte"

Ministro da Segurança Pública visitou presidente, que se recupera de uma cirurgia para correção de hérnia; expectativa do Planalto é que presidente receba alta até terça-feira, 17 e participe da Assembleia-Geral da ONU em Nova York

15 set 2019 - 12h23
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, visitou nesse domingo, 15, o presidente Jair Bolsonaro no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo (SP). Pelo Twitter, Moro postou uma foto da visita e disse sobre Bolsonaro: "O homem é forte".

Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, a equipe médica deve se deslocar para Brasília após a alta do presidente para fazer uma avaliação antes da viagem para Nova York, onde Bolsonaro vai participar da Assembleia-Geral da ONU.

O ministro da Justiça Sérgio Moro visita o presidente Jair Bolsonaro no Hospital Vila Nova Star neste domingo, 14: 'o homem é forte'
O ministro da Justiça Sérgio Moro visita o presidente Jair Bolsonaro no Hospital Vila Nova Star neste domingo, 14: 'o homem é forte'
Foto: Reprodução/Twitter Sérgio Moro / Estadão Conteúdo

Barros afirmou que ainda não há uma data definida para essa avaliação acontecer. "Está dentro do espectro temporal do planejamento, que inclui as análises referentes à viagem para Nova York, que estamos mantendo o planejamento, com bastante esperança que se realize efetivamente", afirma. Bolsonaro se recupera de uma cirurgia de hérnia.

O porta-voz afirmou ainda que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não encontrou o presidente quando esteve no hospital na noite deste sábado, 14. Salles saiu sem falar com os jornalistas que fazem plantão no local.

Bolsonaro está na companhia da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de seu filho e vereador pelo Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro.

Estado de saúde de Bolsonaro

De acordo com boletim divulgado pelo hospital na manhã deste domingo, 15, o presidente segue em 'melhora clínica progressiva'. "Permanece sem dor, afebril e com melhora dos movimentos intestinais", diz a nota assinada pela equipe médica que atende Bolsonaro, chefiada pelo cirurgião Antonio Luiz Macedo.

Conforme o boletim, Bolsonaro se submete a fisioterapia respiratória e motora, caminhando frequentemente pelo corredor. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, ele caminhou nesta tarde pelos corredores do hospital. Além de Macedo, assinam a nota Leandro Echenique, clínico e cardiologista, Antônio Antonietto, diretor médico do Hospital Vila Nova Star, e Ricardo Peixoto Camarinha, médico da Presidência da República.

Jair Bolsonaro assiste tv ao lado do filho, Carlos, no quarto do Hospital Vila Nova Star, onde se recupera de cirurgia
Jair Bolsonaro assiste tv ao lado do filho, Carlos, no quarto do Hospital Vila Nova Star, onde se recupera de cirurgia
Foto: INSTAGRAM/CARLOS BOLSONARO / Estadão Conteúdo

Os médicos informam que a alimentação cremosa introduzida na dieta do presidente teve boa aceitação e que neste domingo terá início a redução do volume da alimentação endovenosa. O porta-voz afirmou que conversou com os médicos nesta manhã e que eles estão "vivamente impressionados" com a recuperação e com a forma com que ele está recebendo a alimentação cremosa, introduzida neste sábado.

Segundo o porta-voz, a passagem da alimentação cremosa para a pastosa e a retirada da alimentação endovenosa devem determinar, entre outros parâmetros, a alta do presidente. Rêgo Barros não quis se comprometer com uma data. "A alta estará sempre associada ao estado clínico do presidente, que está evoluindo bem. Não gostaria de adiantar uma data. Mas estamos esperançosos que será em um prazo bastante curto".

Na manhã deste domingo, 15, o hospital informou que no café da manhã deste domingo Bolsonaro tomou chá e comeu gelatina e creme de frutas. Ao meio-dia, o presidente postou nas suas contas no Twitter, Facebook e Instagram um vídeo em que conversa com sua filha caçula, Laura, pelo aplicativo FaceTime.

Segundo a assessoria, Bolsonaro assiste ao jogo entre Corinthians e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Em outra publicação, o presidente listou uma série de "tarefas cumpridas pelo governo" e, segundo ele, anunciadas na última semana, como a abertura do mercado de leite para o Egito, de carne para a Indonésia e a ampliação para a China, além da liberação do FGTS. Bolsonaro ainda citou a semana do Brasil, que, segundo ele, aumentou o comércio em 12% e o menor risco-País "em anos", entre outras medidas.

O Planalto espera a alta médica para segunda ou terça-feira. Bolsonaro está há oito dias no hospital em São Paulo, onde se recupera da cirurgia para correção de uma hérnia incisional. É o quarto procedimento após o atentado a facada da qual foi vítima em setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG).

Veja mais:

Amazon traz ao Brasil combo de assinaturas por R$ 9,90:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade