Selo de procedência: conheça a sua importância na hora de comprar seminovos
Você sabe o que é o selo de procedência e como esse "detalhe" pode livrar você de diversas dores de cabeça futuras?
Pois é, apesar de a compra de carros seminovos ser algo cada vez mais comum entre os brasileiros, ainda existe muita desconfiança no ar. Na ânsia de fazer uma venda pelo preço mais alto possível, pessoas físicas e garagens de revenda acabam escondendo defeitos ou até alterando de forma criminosa o histórico do veículo.
O que será que podemos fazer para nos blindar desse tipo de problema?
Conheça o selo de procedência, a sua garantia de seminovos de qualidade
Tão logo começaram a aparecer reportagens sobre as falsificações de veículos em garagens por todo o Brasil, surgiu o selo de procedência, uma forma encontrada por diversas garagens para deixar seus clientes mais tranquilos na hora da compra.
Afinal, não é justo que empresas e consumidores sérios sofram as consequências pelos atos irresponsáveis de terceiros, certo?
Para as garagens, oferecer o selo de procedência é vantajoso, pois aumenta a sensação de segurança do cliente e, consequentemente, as vendas.
Para os motoristas, o benefício é óbvio: comprar o seu carro novo com a certeza de estar fazendo um bom negócio!
O que é o selo de procedência?
Como o próprio nome sugere, o selo de procedência tem o objetivo de atestar a origem do carro. Ele busca responder a perguntas como:
A descrição feita pelo vendedor está de acordo com a realidade?
Ele está em perfeitas condições de rodagem a curto, médio e longo prazo?
Esta última questão é muito importante. Por mais que o veículo saia da garagem funcionando bem, isso não quer dizer que ele não vá apresentar problemas daqui a alguns meses por conta, por exemplo, de uma batida recente que foi ignorada.
Quando um seminovo possui selo de procedência, ele passa por uma verificação detalhada de cada um de seus componentes. Essa análise acaba garantindo não só a performance presente do automóvel, mas também identifica se ele pode apresentar problemas em um futuro próximo.
Depois da vistoria cautelar que acaba por gerar o selo de procedência de um veículo, o mesmo sai da garagem com as seguintes garantias:
Alagamento: não existe histórico de alagamento, uma situação que causa danos graves no veículo.
Sinistro: não existem registros de sinistro ou perda total (PT), o que faz com que o carro perca mais da metade do seu valor de mercado.
Leilão: não existem registros de venda do veículo através de um leilão.
Documentação: a documentação do veículo está em dia, não constando nenhuma adulteração nas numerações de chassi, motor ou câmbio.
Estrutura: o veículo nunca foi batido e está de acordo com a descrição feita pelo vendedor.
Devo confiar no selo de segurança?
Apesar de o brasileiro ser considerado um grande apaixonado por carros, ele costuma não fechar negócio se a segurança do automóvel não estiver convencendo.
Mesmo que esteja interessado em um seminovo com garantia dada pelo selo de procedência, você pode estar se perguntando: "ok, mas por que eu deveria confiar em um selo emitido pela garagem interessada na venda?".
E aqui está a grande questão: a vistoria cautelar não é feita por nenhuma das partes interessadas na venda de carros . Quem fica responsável por essa etapa é uma empresa terceirizada, totalmente especializada em verificar a procedência de automóveis seminovos.
Como nem a emissora do selo e nem a garagem querem queimar o nome no mercado, todos acabam ganhando com essa equação! Certamente uma ótima novidade para todos os motoristas brasileiros...
Todas as garagens fornecem esse selo de segurança?
Não, pois o selo de procedência, além de não ser obrigatório, aumenta os custos das garagens.
Se você quer ter certeza de que está fazendo um bom negócio e comprando o automóvel que foi descrito no anúncio, precisa procurar uma revenda que ofereça esse tipo de benefício aos clientes.
Garagens do Brasil inteiro já estão se atualizando para contar com selos de procedência em todos os automóveis à venda. Se você é do sul, por exemplo, talvez conheça a Biguaçu Automóveis , que tornou-se referência em Santa Catarina e região justamente por essa questão.
Possui mais dúvidas sobre o selo de procedência ou sobre como
Website: http://www.biguacuautomoveis.com.br/