São Leopoldo: Mais 117 pessoas retornam para suas casas após água da chuva recuar
Elas receberam doações de alimentos, roupas, colchões, itens de higiene e limpeza
O tempo seco favoreceu que a água da chuva recuasse em alguns pontos de São Leopoldo e com isso possibilitou que 117 pessoas que estavam alojadas no Ginásio Municipal Celso Morbach voltassem para suas casas, na segunda-feira, 19 de junho. Elas receberam doações de alimentos, roupas, colchões, itens de higiene e limpeza e foram transportadas em caminhões do 19° Batalhão de Infantaria Motorizada (Bimtz) do Exército Brasileiro.
Moradora da parte das cooperativas habitacionais, na Região Nordeste (bairro Santos Dumont), Cereni Passos de Freitas, relata que mora há 20 anos no local e nunca vivenciou uma situação similar. "Quando acordei na madrugada a casa estava alagada. Conseguimos sair e buscamos apoio da prefeitura. É a primeira vez que vivencio isso. Nas outras vezes a água nunca chegou na minha casa. Foi uma angústia ficar fora de casa, mas fomos muito bem atendidos no ginásio", contou.
Na segunda-feira, 19 de junho, às 18h, nível do Rio dos Sinos atingiu a marca de 6,17m, conforme apontamento da Defesa Civil de São Leopoldo, através da régua do Serviço Geológico do Brasil (ANA/CPRM), localizada na rua da Praia. Nessa situação segue o protocolo de alarme, conforme disposto no Plano de Contingência do Município.
Ainda há necessidade de doações especialmente para roupas íntimas infantis adulto masculino e feminino; cestas básicas, produtos de limpeza (detergente, água sanitária, sabão em pó), além de cobertas, colchões. A Sas se encarrega da distribuição descentralizada através dos Cras.
Endereços dos Cras
Cras Centro - avenida João Correa, 1.350, 2º andar, Centro;
Cras Leste - rua Arthur Georg, 90, Feitoria;
Cras Norte - avenida Henrique Bier, 2043, Campina;
Cras Nordeste - avenida Mauá, 2141, Santos Dumont;
Cras Oeste - rua Vicentina Maria Fidélis, 350, Vicentina (Parque do Trabalhador).
Texto: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL