Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba quem foi Lanny Gordin, um dos maiores guitarristas do Brasil

O músico faleceu nesta terça-feira (28) após complicações de uma pneumonia no dia em que completaria 72 anos

28 nov 2023 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

O músico Alexander Gordin, mais conhecido no cenário musical como Lanny Gordin, morreu na madrugada desta terça-feira (28), após cerca de 30 dias de internação para tratar uma pneumonia.

(
(
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Considerado um dos maiores guitarristas do Brasil, Lanny foi presença fundamental em discos de Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil do fim dos anos 1960 e começo dos 1970. Inspirado no lendário Jimi Hendrix, Lanny  foi um participante imprescindível do Tropicalismo. Nas redes sociais, diversos amigos, fãs e músicos lamentaram a perda.

Quem foi Lanny Gordin?

Lanny nasceu em Xangai, na China, em 1951. Era filho de um russo e uma polonesa e viveu em Israel até os seis anos, quando veio com a família para o Brasil. Seu pai era um dos donos da famosa casa noturna Stardust, na Praça Roosevelt. Ainda adolescente, Lanny se apresentava ao  lado de músicos como Pepeu Gomes e Hermeto Pascoal. Com Hermeto e o guitarrista alemão Olmir Stocker, Lanny Gordin participou do grupo Brazilian Octopus.

Problemas mentais e afastamento

Lanny teve um quadro de esquizofrenia agravado pelo uso de LSD. Foi internado diversas vezes pelo pai em sanatórios. Nestas internações, chegou a ser submetido a eletrochoques e, por alguns anos, ficou afastado do meio musical. Lanny  voltou para os palcos em meados de 1980 com trabalhos esporádicos, tocando com nomes como Aguilar e a Banda Performática, Itamar Assumpção e Chico César.

Mesmo nos tempos em que ficou afastado dos grandes palcos, Lanny continuou a estudar guitarra, tocando diariamente de seis a oito horas.Em 2001, graças a Luiz Calando, produtor e o dono da loja de discos Baratos Afins foi lançado o CD autoral "Lanny Gordin, com 11 faixas extraídas de 23 fitas gravadas durante suas aulas com o lendário guitarrista. Em 2016, Lanny passou a enfrentar os sintomas mais graves da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune e ficou acamado. Lanny morreu no dia em que completaria 72 anos.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade