PUBLICIDADE

RS: vereador usa máscara e imita burro durante homenagem a Olavo de Carvalho

Leonel Radde, do PT, fez um protesto inusitado após aprovação do nome do guru bolsonarista para rua de Porto Alegre

6 set 2022 - 09h15
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Vereador usa máscara de burro contra homenagem a Olavo de Carvalho:

O vereador Leonel Radde, do PT, chamou atenção e viralizou após realizar um protesto inusitado na sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre nessa segunda-feira, 5.

O parlamentar usou uma máscara de animal e imitou o som de um burro no microfone ao se dirigir até a tribuna da Casa. O motivo: a aprovação do batismo de uma rua com o nome de Olavo de Carvalho, guru bolsonarista morto em janeiro deste ano.

Vereador usa máscara e imita burro durante homenagem a Olavo de Carvalho no RS
Vereador usa máscara e imita burro durante homenagem a Olavo de Carvalho no RS
Foto: Câmara Municipal de Porto Alegre

"A única forma de reagir ao tipo de discussão que ocorre na Câmara Municipal de Porto Alegre", disse o vereador.

O projeto para renomear a Rua 4006, no bairro de Santa Tereza, para Rua Filósofo Olavo de Carvalho foi aprovado após receber 18 votos favoráveis contra nove dos vereadores da Casa.

Vereador usa máscara e imita burro durante homenagem a Olavo de Carvalho no RS
Vereador usa máscara e imita burro durante homenagem a Olavo de Carvalho no RS
Foto: Câmara Municipal de Porto Alegre

No projeto de lei, a autora da proposta - a vereadora Comandante Nádia, do PP - afirma que Olavo é um dos "principais difusores de ideias do Brasil, sendo um grande crítico do pensamento coletivo nacional".

"Diante do exposto, justifica-se a homenagem que proponho, denominando Rua Filósofo Olávo de Carvalho o logradouro cadastrado", completa.

Olavo

Olavo de Carvalho nasceu em 29 de abril de 1947 na cidade paulista de Campinas. Ex-jornalista, fundou no final dos anos 1970 um curso de astrologia. Na década de 1980 foi membro de uma ordem mística muçulmana.

Nos anos 1990, deu uma guinada e começou a se apresentar com filósofo, conquistando adeptos principalmente entre jovens conservadores ou de direita graças a um discurso de rejeição da modernidade.

Carvalho também foi um pioneiro e importador de modernas teorias conspiratórias no Brasil, muitas vezes divulgando e adaptando fake news que circulavam em círculos de extrema direita no exterior.

Olavo, por exemplo, passou décadas denunciando uma suposta conspiração comunista mundial mesmo após o fim da URSS e difundiu teorias conspiratórias delirantes de que a Pepsi usaria células de fetos humanos em seus refrigerantes, que o príncipe Charles seria secretamente um muçulmano, que o filósofo Theodor Adorno teria composto as músicas do Beatles.

Na segunda metade dos anos 2000, após se mudar para os EUA e perder boa parte do seu espaço na imprensa tradicional, Carvalho entrou em uma nova fase, apostando em aulas online pelo YouTube.

Em 2018, em primeiro discurso após a vitória no segundo turno, Jair Bolsonaro exibiu um exemplar de "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota".

Olavo, que exerceu por anos influência sobre os filhos do presidente, teve um papel decisivo na montagem do primeiro ministério do presidente. Ele influenciou diretamente a escolha de Ricardo Vélez Rodríguez para o cargo de ministro da Educação, e Ernesto Araújo para as Relações Exteriores. Vélez Rodríguez durou pouco no cargo, mas seu substituto foi outro olavista, Abraham Weintraub. Olavo ainda exerceu forte influência em Filipe G. Martins, o reacionário assessor de Bolsonaro para assuntos internacionais.

No entanto, Carvalho não emprestou um apoio constante ao presidente e várias vezes criticou Bolsonaro. O afastamento se acentuou conforme os pupilos do ideólogo foram perdendo cargos no governo. Carvalho também se queixava que o presidente não era disciplinado e consistente o suficiente para combater a esquerda e garantir uma hegemonia duradoura da extrema direita. Em dezembro passado, Carvalho disse que votaria em Bolsonaro em 2022 por falta de opção.

* Com informações da Deutsche Welle

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade