Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é Dom Sergio, arcebispo brasileiro na lista de favoritos para assumir o papado?

Saiba mais sobre Dom Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia que figura entre os favoritos para assumir o lugar de Papa Francisco

7 mai 2025 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários
Dom Sergio da Rocha
Dom Sergio da Rocha
Foto: Reprodução / Instagram / Contigo

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, é uma figura de destaque na Igreja Católica brasileira. Com 65 anos, ele foi nomeado cardeal em 19 de novembro de 2016 pelo papa Francisco. Desde 7 de março de 2023, integra o Conselho de Cardeais (C9), grupo criado pelo pontífice para auxiliá-lo na administração da Igreja e na reforma da Cúria Romana.

Arcebispo tem grande importância em Salvador

Nascido em Dobrada (SP), Dom Sergio iniciou sua ordenação diaconal em Matão e foi ordenado padre em 1984. Em 2001, tornou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE). Passou pelas arquidioceses de Teresina (PI) e Brasília (DF) antes de ser nomeado arcebispo de Salvador em 11 de março de 2020, assumindo a posse em 5 de junho do mesmo ano.

Em reconhecimento à sua contribuição à capital baiana, recebeu o Título de Cidadão Soteropolitano em 25 de maio de 2023, concedido pela Câmara Municipal de Salvador. Posteriormente, em 25 de março de 2025, foi agraciado com o Título de Cidadão Baiano pela Assembleia Legislativa da Bahia.

Dom Sergio destaca a importância do Conselho de Cardeais como um espaço de diálogo e discernimento. Ele afirma que "o Conselho de Cardeais é um instrumento de comunhão, de participação e de missão". Sobre sua participação, ressalta: "Desde o primeiro momento em que recebi esse comunicado me coloco a serviço efetivamente, e espero estar sendo um servidor da Igreja quando participo dessas reuniões".

Dom Sergio se esquivou ao ser questionado sobre o conclave

Apesar de ser mencionado entre os possíveis candidatos ao papado, Dom Sergio prefere não comentar sobre o conclave. Ele enfatiza que "o conclave está nas mãos de Deus" e que "certamente, o Espírito Santo irá conduzir os cardeais eleitores que nos ajudará a tomar a decisão que for a que Deus quer para a igreja". Além disso, o arcebispo destaca a simplicidade do Papa Francisco, lembrando que "a própria escolha do nome Francisco já expressava essa simplicidade".

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade