Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?

Depois das refeições? Após comer um doce? São muitas as dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e profissionais ouvidos pela reportagem, existe uma recomendação padrão

18 nov 2025 - 15h33
(atualizado às 15h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A pergunta "quantas vezes por dia devo escovar os dentes?" parece simples. No entanto, a resposta, segundo os especialistas, vai além de um número fixo. Envolve a qualidade da escovação e o uso de ferramentas complementares. Para garantir uma saúde bucal impecável e prevenir problemas como cáries, gengivite e mau hálito, a maioria dos dentistas aponta para uma rotina específica.

Especialistas falam sobre a importância de escovar os dentes e passar fio dental
Especialistas falam sobre a importância de escovar os dentes e passar fio dental
Foto: Canva / Perfil Brasil

Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?

Depois das refeições? Após comer um doce? São muitas as dúvidas. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e profissionais ouvidos pela reportagem, a recomendação padrão é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia. Mas calma lá: não é uma escovação qualquer. precisa ser caprichada!

  • Pela manhã: Após o café da manhã (ou a primeira refeição).

  • Antes de dormir: Esta é considerada a escovação mais importante, pois remove resíduos alimentares acumulados durante o dia e impede a proliferação bacteriana noturna, quando a produção de saliva diminui.

Assim, embora duas vezes ao dia seja o mínimo, escovar os dentes após cada refeição principal (três vezes ao dia) é o ideal. Segundo profissionais ouvidos pelo site O Globo, remover os resíduos de alimentos logo após o almoço ou jantar minimiza o tempo de ação dos açúcares e ácidos sobre o esmalte dos dentes, protegendo-os de forma mais eficaz.

E a duração?

Os especialistas alertam que a quantidade de escovações não substitui a qualidade. O ideal é que dure, pelo menos, dois minutos. Além disso, é preciso cobrir todas as superfícies da língua. Por fim, use uma escova de cerdas macias e realize movimentos suaves e circulares, evitando a força excessiva que pode desgastar o esmalte e machucar a gengiva.

Ah, por último, mas não menos importante: use fio dental. O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação e deve ser feito ao menos uma vez ao dia, preferencialmente antes da escovação noturna, para remover resíduos entre os dentes onde a escova não alcança.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade