Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Psicólogo de milionários desiste de ficar rico após ver dura realidade; saiba o que ele descobriu

Psicólogo que atende a milionários revela que o dinheiro não traz felicidade e aponta os desafios emocionais de viver em excesso

13 ago 2025 - 17h36
Compartilhar
Exibir comentários
Psicólogo de milionários desiste de ficar rico após ver realidade; saiba o que ele descobriu
Psicólogo de milionários desiste de ficar rico após ver realidade; saiba o que ele descobriu
Foto: Reprodução / Contigo

O psicoterapeuta americano Clay Cockrell, de Nova York, desenvolveu uma especialidade em atender pacientes com alta renda. Ele afirma ter desistido de buscar o enriquecimento próprio após observar os problemas que a riqueza em excesso pode gerar, o que ele define como o "efeito tóxico da abundância". Segundo o terapeuta, essa condição faz com que seus clientes sintam que nunca têm o suficiente.

Em entrevista à BBC News Brasil, Cockrell explica que muitos de seus clientes acreditam que um determinado valor financeiro trará segurança e felicidade, mas descobrem que a busca por mais dinheiro se torna um ciclo. Ele ressalta que a felicidade não se encontra em saldos bancários. Por isso, a terapia busca auxiliar os pacientes a encontrar propósitos que vão além do acúmulo de riqueza, como a filantropia e a construção de relacionamentos.

A especialização do psicoterapeuta ocorreu por acaso. Um paciente de alta renda gostou do método de sessões em caminhadas, em vez de em consultório, e o indicou a outras pessoas do mesmo círculo social. Cockrell relata que a riqueza pode complicar a vida e trazer problemas, como a falta de empatia e a dificuldade em se relacionar.

Ele observa que seus pacientes ultra-ricos se sentem isolados e desconfiados de novas pessoas, temendo que a aproximação seja motivada por interesse financeiro ou status. Outro problema comum é a pressão sobre os herdeiros, que se sentem pressionados a superar os pais ou, em contrapartida, perdem a ambição.

Cockrell reconhece que sua amostra de pacientes é enviesada, já que pessoas felizes não procuram terapia. Ele também contrasta a realidade de seus clientes com a de grande parte da população, para quem a falta de dinheiro é a principal fonte de estresse. Uma pesquisa da Associação Britânica de Psicoterapia, por exemplo, aponta que quase 94% dos terapeutas identificaram que a saúde mental de seus pacientes piorou devido a preocupações financeiras.

Para o terapeuta, a lição mais importante de sua experiência é que a felicidade não reside na riqueza. Ele sugere que a busca por satisfação deve estar em valores como relacionamentos, família e contribuições para a comunidade.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade