Primeira mulher brasileira a pilotar o maior avião agrícola do mundo é gaúcha
Piloto de Não-Me-Toque, RS, quebra barreiras na aviação agrícola com habilidade para conduzir Air Tractor AT-802
Aos 34 anos, Joelize Friedrichs, natural de Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul, alcançou um marco notável na aviação agrícola brasileira. Ela se tornou a primeira mulher brasileira habilitada a pilotar um Air Tractor AT-802, considerado o maior avião agrícola monomotor do mundo. Friedrichs, que atua na área há 12 anos, agora se destaca em um grupo seleto de 108 brasileiros habilitados a conduzir esta máquina de 7,2 toneladas.
Sua jornada na aviação começou em 2007, após uma visita ao Aeroclube de Carazinho com sua escola, que despertou seu interesse pela pilotagem. Após experiências na aviação privada e comercial, foi na aviação agrícola que Joelize realmente se encontrou. A oportunidade de emprego no estado de Goiás abriu as portas para que ela perseguisse o sonho de pilotar o prestigiado AT-802, uma aeronave de 18 metros de envergadura e capacidade para 4,1 mil kg ou 800 galões (aproximadamente 3 mil litros).
O AT-802 é amplamente utilizado em grandes fazendas no Brasil devido à sua eficiência e versatilidade, sendo utilizado para tarefas como controle de incêndios, pulverização, transporte de combustível e reflorestamento.
Para Joelize, ser a primeira mulher a obter a habilitação para o AT-802 foi um marco incentivado pela empresa em que trabalha em Tapurah, Mato Grosso. Apesar do orgulho da conquista, ela mantém os pés no chão e planeja continuar avançando em sua carreira, possivelmente até fora do Brasil. Friedrichs se destaca em um campo dominado por homens, inspirando outras mulheres a perseguirem seus sonhos na aviação agrícola e além.