Vento forte e risco de granizo mobilizam Defesa Civil no Rio Grande do Sul
Órgão adverte para elevação rápida de rios devido a acumulados expressivos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um aviso de emergência para tempestades severas até sexta-feira, alertando para chuva intensa, granizo e ventos acima de 90 km/h. O nível de Alerta foca na metade Norte, perto de Santa Catarina, onde o acumulado pode passar de 150 mm. O pico de instabilidade deve ocorrer na madrugada e manhã de sexta-feira, trazendo perigo iminente de alagamentos, cheias e transbordamento de arroios e rios. A maior parte do território estadual segue em estado de Atenção.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, por meio do seu Centro de Monitoramento, divulgou nesta quarta-feira um aviso de emergência para a ocorrência de tempestades severas no Estado até a próxima sexta-feira. O relatório aponta perigo para chuva intensa, queda de granizo de grande porte e rajadas de vento superiores a 90 km/h, além de perigo elevado para alagamentos e cheias em arroios e rios.
A área sob nível de Alerta concentra-se na metade Norte gaúcha, englobando as regiões Noroeste, Norte e Nordeste, com atenção especial às áreas próximas à divisa com Santa Catarina. Nestes pontos, o volume pluviométrico acumulado entre quarta e sexta-feira pode ultrapassar a marca dos 150 milímetros em locais isolados. A maior parte do território gaúcho permanece sob estado de Atenção.
A instabilidade ganha força entre quarta e quinta-feira, com episódios de vendavais e granizo na faixa Norte. O pico da severidade do tempo está previsto para a madrugada e manhã de sexta-feira (11). Do ponto de vista hidrológico, embora os rios apresentem níveis normais, a Defesa Civil adverte para risco iminente de elevação dos leitos e transbordamentos provocados pelos elevados volumes de chuva previstos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.