PUBLICIDADE

Porto Alegre em alerta: Defesa Civil monitora elevação do Guaíba por causa das chuvas

Defesa Civil realiza vistorias preventivas e mantém a população informada sobre os níveis do rio.

19 nov 2023 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Defesa Civil e em conjunto com a Comissão Permanente de Atuação em Emergências, está atenta à situação climática na Região Norte do Rio Grande do Sul. Com o aumento significativo do volume de chuvas, os órgãos municipais monitoram os rios, inclusive aqueles que deságuam no Guaíba, estando preparados para a possibilidade de inundações, semelhante ao ocorrido em setembro.

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Porto Alegre 24 horas

As equipes da Defesa Civil estão realizando inspeções em áreas históricas de inundações na cidade. Até o momento, os registros das chuvas intensas se concentram em municípios do Vale do Taquari, contribuindo para a elevação gradual do nível do Guaíba. Informações oficiais sobre as ações preventivas serão divulgadas nos canais oficiais da prefeitura, orientando a população sobre medidas de segurança e os contatos de emergência, como o número 199 para a Defesa Civil e 193 para os Bombeiros.

Além disso, a medição manual realizada no Estaleiro da Ilha da Pintada mostra um aumento no nível do rio Guaíba. No último sábado, a régua apontou uma elevação de 8 centímetros em um intervalo de 24 horas, passando de 178 centímetros na sexta-feira para 186 centímetros no sábado à noite. Os dados revelam que a cota de alerta no local é de 200 centímetros, enquanto a cota de inundação é de 220 centímetros, mantendo as autoridades em estado de vigilância constante.

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade