PUBLICIDADE

Pancadas de chuva típicas de primavera no interior do país

O calor e alta umidade favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas

2 dez 2023 - 13h44
Compartilhar
Exibir comentários

Nos próximos dias, o calor intenso e a elevada umidade, combinados com a circulação dos ventos, propiciarão a formação de nuvens carregadas em todo o interior do país. Estados como Tocantins, Mato Grosso e Goiás devem experimentar dias predominantemente ensolarados, no entanto, no final do dia, são esperadas pancadas de chuva isoladas e de distribuição irregular, acompanhadas por trovoadas e raios.

Foto: Climatempo

Pancadas de chuva isoladas são esperadas em todo o interior do Sudeste, Norte, Nordeste e no Centro-Oeste nos próximos dias. 

O domingo se anuncia quente, com as temperaturas ascendendo rapidamente em todo o Centro-Oeste e no interior da Região Norte e Nordeste. No entanto, o calor, a alta umidade e a circulação de ventos em altos e médios níveis da atmosfera favorecerão a formação de nuvens carregadas nessas áreas. Antecipa-se chuva mais frequente e volumosa no Tocantins, sul do Piauí, e do Maranhão, oeste da Bahia e norte de Goiás. Municípios mais vulneráveis devem permanecer em alerta devido à intensidade da chuva.

O norte de Goiás, a metade oeste do Tocantins e o sudoeste do Maranhão requerem atenção especial devido às condições propícias para a ocorrência de temporais e fortes ventanias.

No Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul a chuva ocorre em forma de fortes pancadas de chuva isoladas, mas que são acompanhadas por raios e trovoadas, além de gerar acumulados pontualmente elevados. O sol ainda aparece e intercala momentos de melhoria. 

A primeira semana de dezembro começa com mais chuva e condições favoráveis para temporais, raios, trovoadas e queda isolada de granizo em todo o interior do país, mas o sol ainda aparece . Os acumulados serão pontualmente expressivos ao longo da semana. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade