Inverno começa nesta sexta-feira: saiba o que esperar do frio no RS
Veja o que os meteorologistas projetam para o clima na nova estação
O inverno de 2025 tem início oficial às 23h42min desta sexta-feira (20), marcando a chegada da estação mais fria do ano no Hemisfério Sul. De acordo com meteorologistas, a temporada deve trazer frentes frias frequentes ao Rio Grande do Sul, embora nem todas com força suficiente para provocar grandes volumes de chuva. Porto Alegre e região metropolitana devem ter chuva abaixo da média e frio padrão para a estação.
A expectativa é de que o mês de julho seja mais seco, com menor frequência de precipitações. Já agosto e setembro podem apresentar chuvas um pouco acima da média, especialmente em áreas do norte e oeste do Estado.
No que diz respeito às temperaturas, os termômetros devem se manter dentro da média climatológica na maioria das regiões gaúchas. No entanto, a possibilidade de neve é maior do que nos invernos anteriores, especialmente entre julho e agosto, nas áreas mais altas do Estado.
Este ano, não há influência dos fenômenos El Niño ou La Niña. O Oceano Pacífico Equatorial apresenta condições de neutralidade térmica, o que significa temperaturas próximas da média na costa peruana. Um leve resfriamento é esperado para o segundo semestre, mas os efeitos no clima brasileiro devem ser mais sentidos no fim do inverno e durante a primavera.
Esse padrão neutro favorece a formação de corredores de umidade ligando as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, o que pode resultar em aumento das chuvas nos meses finais da estação. Também há chance de episódios de frio tardio, especialmente em setembro.