PUBLICIDADE

El Niño perde intensidade e possibilidade de La Niña aumenta para o segundo semestre

Modelos indicam enfraquecimento do El Niño e chances de formação de La Niña nos próximos meses

26 mar 2024 - 14h51
Compartilhar
Exibir comentários

Os modelos de previsão meteorológica sugerem um enfraquecimento gradual do El Niño nos próximos três meses, com uma probabilidade crescente de transição para uma fase neutra e 60% de chance de formação do fenômeno La Niña durante o segundo semestre de 2024.

Foto: Freepik / Porto Alegre 24 horas

Essa análise é destacada no Boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), sob coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As projeções do boletim se fundamentam no modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim como nos modelos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE (CPTEC) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A previsão indica precipitações que variam de normais a acima da média em grande parte das regiões do RS durante o trimestre de abril a junho, principalmente na primeira metade do outono. Abril e maio tendem a ser mais chuvosos, com junho apresentando possíveis períodos de maior secura, especialmente na fronteira com o Uruguai. Em maio, a concentração de chuva se desloca para o norte do estado.

Apesar da diminuição da intensidade do El Niño, eventos climáticos como tempestades, ventos fortes e granizo ainda podem ocorrer no Estado. Os meses de abril e maio devem ser mais propensos a esses eventos, devido à passagem de frentes frias, ciclones extratropicais e áreas de instabilidade, especialmente no oeste do estado. Já em junho, aumenta a probabilidade de ocorrência de geadas, principalmente em regiões do oeste e sul.

Quanto às temperaturas, espera-se que fiquem ligeiramente acima da média ao norte do estado, especialmente na divisa com Santa Catarina; próximas da média no centro; e ligeiramente abaixo mais ao sul e oeste. Esse padrão sugere um contraste térmico devido às massas de ar mais quentes predominantes no Brasil Central.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade